domingo, 31 de julho de 2011

Penafiel e Belenenses empatam sem golos

Postado Por: with Sem Comentarios
Primeira fase do Grupo A

Penafiel e Belenenses empataram sem golos em jogo da primeira jornada da primeira fase do Grupo A da Taça da Liga, que se realizou no Estádio Municipal 25 de Abril.

Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril.

Penafiel - Belenenses, 0-0.

Penafiel: Riça, Luís Dias, Paulo Oliveira, Allyson, Elízio, Rafa, Pedrinha (Aldair, 88), Filipe Pastel (Ferreira, 68), Pedro Coronas, Manoel e Mota (Ruben, 57).

Suplentes: Tiago Rocha, Valdemar, Ferreira, Aldair, Ruben.

Belenenses: Coelho, Duarte Machado, Pedro Ribeiro, Leo Kanu, André Pires, Fernando Ferreira, Celestino (Viegas,68), Miguel Rosa, Abel Camará (Sturgeon, 90+2), Tiago Almeida (Rui Varela, 76) e Sidnei.

Suplentes: Paulo César, Viegas, Tomané, Rui Varela, Sturgeon, Zazá e Igor Pita.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Pedro Ribeiro (33'), Manoel (45').

Árbitro: Vasco Santos (Porto).

Assistência: cerca de 500 espectadores.

Taça da Liga: Penafiel e Belenenses empatam sem golos

Postado Por: with Sem Comentarios
Penafiel e Belenenses empataram hoje sem golos em jogo da primeira jornada da primeira fase do Grupo A da Taça da Liga de futebol, que se realizou no Estádio Municipal 25 de Abril.

Um arranque morno das provas oficiais foi o que se assistiu em Penafiel, com o Belenenses a mostrar-se mais dominante no primeiro tempo e com equipa da casa a criar mais perigo depois do intervalo.

O primeiro remate à baliza aconteceu logo aos 5 minutos, por intermédio de Camará. Apesar de potente, o tiro do avançado do Belenenses saiu pela linha lateral.

Camará esteve novamente em destaque quando, aos 26 minutos, obriga o guarda-redes Riça a defender a bola mesmo em cima da linha de golo. Tiago Almeida ainda tentou a recarga, mas o árbitro assinalou fora de jogo.

O Penafiel não conseguiu dar resposta às investidas do adversário e foi mesmo Riça o principal responsável por não haver golos até ao intervalo. O guarda-redes voltou a estar em destaque, aos 31 minutos, ao negar o golo a Sidnei, após um cruzamento direto à baliza.

No segundo tempo, Francisco Chaló tira Mota e faz entrar Ruben, incutindo mais velocidade ao jogo do Penafiel. Mesmo assim, isso não foi suficiente para concretizar os lances de perigo.

Aos 56 minutos, Rafa cabeceia mas a bola saiu por cima da baliza de Coelho. Quatro minutos depois, é a vez de Coronas assustar o guarda-redes do Belenenses com um remate forte que acaba por sair ao lado.

Ruben, que trouxe uma nova dinâmica aos da casa, esteve muito perto de colocar o Penafiel na frente mas Coelho negou o golo.

Já em tempo de descontos, o central Allyson faz um último remate de fora da área que, mais uma vez, sai ao lado da baliza do Belenenses.

Jander pretendido no Restelo

Postado Por: with Sem Comentarios
Jander Preciano, ala de 31 anos, que na última época alinhou no Fundão, tendo sido o melhor marcador da equipa beirã, com 19 golos, é um dos jogadores pretendidos pelo Belenenses.

A equipa do Restelo, que vai formar um grupo de trabalho praticamente novo, tem alguns atletas referenciados e, sabe A BOLA, Jander ocupa o topo das preferências.

Aliás, já durante a última temporada, os azuis estiveram atentos às exibições do jogador brasileiro, sobressaindo a sua consistência táctica, mas, sobretudo, a eficiência em praticamente todos os encontros.

Taça da Liga arranca hoje

Postado Por: with Sem Comentarios
A quinta edição da Taça da Liga de futebol arranca hoje com a presença dos 16 clubes que disputam a Liga de Honra de futebol e ainda sem os conjuntos primodivisionários, que apenas entram em acção na segunda fase.

A luta pelo troféu, tem início às 16:00 com os jogos Sporting da Covilhã-Santa Clara, Atlético-Freamunde, Oliveirense-Desportivo das Aves e União da Madeira-Estoril.

Uma hora depois (17:00) entram em campo as restantes oito equipas da Liga de Honra, com os encontros Trofense-Leixões, Penafiel-Belenenses, Naval-Arouca e Portimonense-Moreirense.

A primeira fase da competição, que consiste em quatro grupos de quatro equipas, prolonga-se até dia 14 de Agosto, sendo que os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para a segunda ronda, onde já entram oito equipas da Liga principal.

sábado, 30 de julho de 2011

Previsão do onze inicial e tactica para domingo

Postado Por: with Sem Comentarios
Esta é a minha previsão do onze que vai subir, amanhã, ao relvado 25 de Abril, às 17h, a contar para a 1º Jornada do grupo A, da bwin Cup. Para quem não poder ir assistir ao jogo e apoiar a equipa, poderão ouvir o relato aqui, no Blue Box Relatos.

Júnior Sturgeon entra nas contas do Belenenses

Postado Por: with Sem Comentarios
Rafael, Victor Lemos e Rodrigo António de fora

O Belenenses desloca-se amanhã a Penafiel, para disputar a 1.ª jornada da Taça da Liga e José Mota (na foto) não pode contar com os reforços brasileiros Rafael, Victor Lemos e Rodrigo António, que não foram convocados, em virtude dos certificados internacionais não terem dado entrada na Liga em tempo útil.

Uma das novidades na convocatória é a estreia do júnior Sturgeon, que integrou o plantel sénior esta temporada.

Primeiro jogo oficial do Belenenses da época 11-12

Postado Por: with 2 Comentarios
O dia 31 de Julho marca a estreia da nossa equipa de futebol na nova época desportiva. O jogo é para a bwin Cup e o adversário é o Penafiel.

O inicio desta nova temporada é encarado com enorme expectativa pois todos os adeptos pretendem ver em acção os reforços e as mudanças tácticas que José Mota irá aplicar no sentido de levarmos de vencidos todos os adversários.

Para este primeiro encontro a equipa técnica não convocou Fredy e Maranhão a recuperarem de lesões. Dos jogadores que estarão às ordens destaque para a estreia de sete reforços e do ex-junior Fábio Sturgeon.

Em baixo, a lista completa dos convocados:
  • Guarda-Redes: Coelho e Paulo César

  • Defesas: André Pires, Igor, Duarte Machado, Leo Kanu e Pedro Ribeiro

  • Médios: Celestino, Fernando Ferreira, Miguel Rosa, Sidnei, Sturgeon e Zázá

  • Avançados: Abel Camará, Tiago Almeida, Tomané, Varela e Viegas

O plantel conta com o apoio de todos os adeptos que poderão deslocar-se ao Estádio Municipal 25 de Abril para, juntos, conseguirmos atingir a primeira vitória da época.

Divulgação Belenenses, por Nuno Pereira

Postado Por: with Sem Comentarios
Passo a colocar aqui o seguimento da anterior mensagem do amigo Nuno Pereira, que recebi hoje, no facebook, ao qual acho importante realçar.

«Caros Bloggers,

Segue em anexo a proposta criada por mim e por outro sócio para angariação de novos sócios, que foi entregue à direcção do CFB por email.

Algumas propostas podem parecer irreais, mas a ideia era tentar ajudar o melhor que pudéssemos o clube do nosso coração. A utilidade destas propostas pertence ao CFB e não aos seus autores, portanto se acharem pertinentes, levem-nas também vocês à direcção.

Visto nada deste género ter sido feito recentemente pelas ultimas direcções em funções, nós os sócios devemos "empurrar" o que for possível para levarmos a nau belenense a bom porto.

Um apelo a todos os sócios do Belenenses!!! Se tem ideias para ajudar o nosso clube não fique à espera que, esta ou aquela direcção, faça milagres.

O D. Sebastião já não volta... portanto divulgue, discuta as suas ideias e envie-as para a direcção do clube seja ela qual for.

Não temos nada a perder!
Cumprimentos, Nuno Pereira»

Para consultar a proposta enviada à direcção do Belenenses, clique aqui

José Mota: «Vai ser disputado em cada milímetro»

Postado Por: with Sem Comentarios
Técnico preparado para deslocação a Penafiel

O Belenenses de José Mota está pronto para começar a competição a sério. O treinador faz um balanço muito positivo da evolução do plantel no primeiro mês de trabalho, mostrando-se confiante para o arranque.

Estamos preparados. O estágio de pré-época foi muito bom, em todos os aspectos. O grupo está coeso, revela grande ambição e muita vontade de vencer”, diz José Mota, de 47 anos. Amanhã, em Penafiel, o técnico espera que a sua equipa responda às suas melhores expectativas, perante um opositor difícil. “É um adversário sempre competitivo e principalmente na sua casa. Pode não ser um encontro tecnicamente muito bonito mas sabemos que vai ser disputado a cada milímetro. Vamos preparados para enfrentar um jogo difícil, frisa

Esclarecimento sobre o Futsal

Postado Por: with Sem Comentarios
Na sequência das notícias vindas a público no Jornal A Bola e no site Sapo Desporto, sobre a continuidade da modalidade de Futsal no CF osBelenenses, vem a Direcção do Clube esclarecer o seguinte:

  • A decisão da continuidade oficial da modalidade no Clube será tomada após a análise às contas da temporada 2010-2011 a serem entregues à Direcção pela Secção.

  • Na sequência do protocolo de autonomia parcial estabelecido para a época 2010-2011, e que previa a autonomia Desportiva e Financeira para a modalidade na temporada 2011-2012, irá a Direcção analisar um projecto apresentado por um grupo de Sócios que pretendem a continuidade da modalidade com total autonomia do Clube.

após a analise destas duas situações será divulgada a decisão final do Clube.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Divulgação Belenenses, por Nuno Pereira

Postado Por: with Sem Comentarios
Passo a colocar aqui a mensagem do amigo Nuno Pereira, que recebi hoje, no facebook, ao qual acho importante realçar.

«Caros Bloggers,

Visto que lamentavelmente nenhuma das direcções em funções no Belenenses nos ultimos anos se digna a criar uma campanha de angariação de sócios e de promoção do clube.

Nós os sócios devemos tomar essa actividade em nossa mãos.

Desta forma peço encarecidamente aos meus caros amigos e companheiros bloggers, para divulgar estas imagens que foram feitas com o intuito de fazer o possível para divulgar o clube sem custos para o
mesmo.

O nosso mercado: as novas tecnologias (blogges, facebook, etc)

Periodicidade: divulgar uma destas imagens por dia e repetir até ao inicio da epoca e primeiras jornadas.

Como não foi possível arranjar mais contactos de blogges apoiem esta causa e divulguem o melhor que puderem...

Cumprimentos
»

Face a isso passamos a divulgar as imagens, em formato de slide:

Igor Pita recuperável para jogar na Bwin Cup

Postado Por: with Sem Comentarios
O defesa Igor Pita deverá recuperar a tempo de participar no jogo de estreia do Belenenses na Bwin Cup, este domingo, frente ao Penafiel.

O atleta está a recuperar das dores musculares que o têm afectado e hoje será reavaliado pelo departamento clínico do  belenense.

Fonte: Blogue amigo, Crónicas Azuis

Reforços à espera do certificado

Postado Por: with Sem Comentarios
Paulo César, Rafael, Rodrigo António e Vítor Lemos á espera do certificado

A inclusão dos reforços brasileiros do Belenenses (Paulo César, Rafael, Rodrigo António e Vítor Lemos) na lista de convocados para a partida com o Penafiel (1.ª jornada da Taça da Liga), depende da chegada dos certificados internacionais. Os azuis só hoje sabem se os jogadores podem ser utilizados, após a Liga enviar um comunicado.

À margem das questões burocráticas, José Mota (na foto) continua a prepara a equipa para o embate com os durienses. Ontem à tarde, orientou um treino de conjunto onde testou o onze, o qual não revelou novidades.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Igor Pita lesiona-se e complica cenário

Postado Por: with Sem Comentarios
Defesa-esquerdo é reavaliado hoje à tarde

José Mota arrisca-se a iniciar a época, oficialmente, sem o seu melhor onze. Ontem, o lateral Igor Pita, um dos reforços para esta época, contraiu uma mialgia de esforço na coxa direita e viu-se impedido de participar nos dois treinos.

O esquerdino, de 22 anos, foi reavaliado na sessão da tarde, mas a equipa médica dos azuis optou por manter o futebolista inactivo.

O departamento clínico do Restelo mantém, porém, um prognóstico optimista relativamente à recuperação do jogador para Penafiel, na 1.ª jornada da 1.ª fase da Taça da Liga, no próximo domingo. Hoje, Pita será reavaliado.

Horários dos Treinos da Academia do Belenenses

Postado Por: with Sem Comentarios
Já se encontram definidos os horários dos treinos da Academia de Rugby do Belenenses para a época 2011/2012.

Desde os sub-8 até aos sub-18, a próxima época já se encontra preparada para levar o Belenenses, e em especial os seus escalões de formação, ao sucesso que nos tem habituado!

Escolas:

  • Terças e Sextas das 18:30 às 19:30 (Sub12 à sexta treinam até às 20:00)

Sub 14:
  • Terça das 18:30 às 19:30
  • Quinta das 18:30 às 19:30
  • Sexta das 19:30 às 20:30

Sub16:
  • Segunda das 19:30 às 21:00
  • Terça das 19:30 às 21:00
  • Quinta das 19:00 às 20:30
  • Sexta jogos em casa 20:30 às 21:00

Sub 18:
  • Segunda das 19:30 às 21:00
  • Terça das 19:30 às 21:00
  • Quinta das 19:30 às 21:00
  • Sexta jogos em casa 20:30 às 21:00

Ficam também alguns contactos úteis:

Geral:

Questões Técnicas:

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Belenenses poderá continuar com Alípio Matos

Postado Por: with 1 Comentario
Até ao final desta semana ficará decidida a possível continuidade da secção de futsal do Belenenses, bem como o “regresso” de Alípio Matos ao comando técnico.

O vice-presidente do Belenenses, Luís Silva, tem feito um enorme esforço para reunir os patrocinadores necessários que garantam a continuidade da secção futsal no clube.

A verdade é que uma das condições prévias que alguns patrocinadores colocaram em cima da mesa foi a permanência do treinador Alípio Matos.

Apesar da despedida anunciada no final da época anterior, o técnico, em entrevista ao Sapo Desporto, revelou que o coração poderá falar mais alto e o regresso ao clube ser, a breve trecho, uma realidade.

«Tenho recebido imensas mensagens a pedirem-me para continuar, juntando a isso um pedido dos próprios patrocinadores. A parte emocional tem sempre um peso enorme nas minhas decisões e estou a pensar seriamente nesta possibilidade», disse Alípio Matos.

O técnico refere que o dead-line para que seja tomada a decisão da continuidade do futsal do Belenenses, assim como a sua “permanência” no comando técnico acontecerá no «final desta semana ou, o mais tardar, no início da próxima».

Árbitros para o Penafiel vs Belenenses (Taça da Liga)

Postado Por: with 2 Comentarios
Vasco Santos, da AF Porto, é o escolhido pela Comissão de Arbitragem da LPFP para dirigir este jogo, que se disputa este Domingo pelas 17h. Os assistentes serão João Santos e Alexandre Freitas. Os delegados serão Joaquim Campos e António Soares.

Dados do Árbitro:

Calendário da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Seniores

Postado Por: with Sem Comentarios
O sorteio - que contou com a presença dos presidentes do ABC de Braga, Águas Santas e São Bernardo e representantes de todos os outros clubes participantes na prova, excepto CF Belenenses - foi precedido de uma reunião de clubes com a Federação e com Hugo Maganinho, da Andystat, onde foram analisados os mais diversos pormenores sobre a edição passada, ao mesmo tempo que se projectou a próxima edição da maior competição organizada pela FAP para o escalão sénior, no sentido de a valorizar ainda mais.

A fase regular do Andebol 1 disputa-se entre 10 de Setembro e 3 de Março, enquanto a Supertaça Portimão 2012 vai realizar-se entre 26 e 29 de Janeiro. Quanto à Taça de Portugal, os clubes do Andebol 1 entram em competição nos oitavos-de-final, marcados para 10 de Dezembro.


Calendário, completo, da 1ª Fase do Andebol 1:

1ª Volta

10 Set - 17h45 - Ismai vs Delta/Belenenses - Pav. Mun. Maia

14 Set - 19h00 - Madeira Sad vs Delta/Belenenses - Pav. Mun. Funchal

17 Set - 18,00 - Delta/Belenenses vs Xico Andebol - Pav. Acácio Rosa

21 Set - 21,30 - Sporting vs Delta/Belenenses - Pav. Casal Vistoso

24 Set - 18.00 - Delta/Belenenses vs Porto - Pav. Acácio Rosa

01 Out - 18,00 - Á. Santas vs Delta/Belenenses - Pav. Á. Santas

08 Out - 18,00 - Delta/Belenenses vs Sp. Horta - Pav. Acácio Rosa

15 Out - 18,00 - Fafe vs Delta/Belenenses - Pav. Fafe - Pav. Fafe

22 Out - 18,00 - Delta/Belenenses vs Benfica - Pav. Acácio Rosa

12 Nov - 17,00 - ABC vs Delta/Belenenses Pav. Flávio Sá Leite

16 Nov - 20,00 - Delta/Belenenses vs S. Bernardo - Pav. Acácio Rosa

2ª Volta

19 Nov - 18,00 - Delta/Belenenses vs Ismai - Pav. Acácio Rosa

26 Nov - 18,00 - Delta/Belenenses vs Madeira Sad - Pav. Acácio Rosa

03 Dez - 18,00 - Xico Andebol vs Delta/Belenenses- Pav. F. Holanda

14 Dez - 20,00 - Delta/Belenenses vs Sporting - Pav. Acácio Rosa

17 Dez - 17,00 - Porto vs Delta/Belenenses - Pav. Dragão

21 Dez - 20,00 - Delta/Belenenses vs Á. Santas - Pav. Acácio Rosa

04 Fev - 21,00 - Sp. Horta vs Delta/Belenenses - Pav. Horta

11 Fev - 18,00 - Delta/Belenenses vs Fafe - Pav. Acácio Rosa

18 Fev - 18,30 - Benfica vs Delta/Belenenses - Pav. Luz 2

25 Fev - 18,00 - Delta/Belenenses vs ABC - Pav. Acácio Rosa

03 Mar - 17,00 - S. Betnardo vs Delta/Belenenses -Pav. S. Bernardo

Belenenses vai ter equipa e já sonha com Alípio

Postado Por: with Sem Comentarios
Está confirmado: o Belenenses vai ter equipa na próxima época. A secção de futsal do clube do Restelo - que funcionará de forma autónoma - reuniu os apoios necessários para competir na 1.ª Divisão e, nesta altura, está a formar um plantel que possa, pelo menos, chegar aos play-off de apuramento de campeão. Para orientar o plantel, os azuis pretendem... Alípio Matos.

O treinador do Belenenses nas últimas quatro temporadas tem sido aliciado por sócios e adeptos do clube no sentido de aceitar regressar ao cargo que tão bem desempenhou - colocou os azuis a disputar as finais e ainda ganhou uma Taça de Portugal.

O técnico de 53 anos está sensível aos apelos que tem recebido - há até patrocinadores que só aceitam entrar no clube se Alípio foi o escolhido -, mas antes de tomar qualquer decisão deseja avaliar a nova estrutura que está a ser elaborada pelos dirigentes e analisar se existem garantias de que estão reunidas as condições financeiras e desportivas para que a época decorra sem sobressaltos.

Morreu António Medeiros

Postado Por: with Sem Comentarios
António Medeiros, antigo treinador de futebol, morreu terça-feira, aos 78 anos, no hospital de Torres Vedras, onde se encontrava internado desde o passado domingo devido a problemas respiratórios. Natural de Leça da Palmeira, Medeiros lutava há alguns anos contra um cancro, facto que agravou a crise agora manifestada.

Apesar de nunca ter treinado os habituais candidatos ao título português, António Medeiros teve grande notoriedade na década de 70, tendo-se estreado como técnico no leixões. Passou depois pelo Tirsense, União de Tomar, Estoril, Belenenses, Portimonense, Marítimo, Amora e Elvas, todos estes clubes na 1ª divisão.

Posteriormente treinou o Marraquexe, em Moçambique e de regresso a Portugal trabalhou até 1998, altura em que abandonou o comando técnico do Torreense. Ficou conhecido por algumas polémicas, em especial por frasesbombásticas’ que alimentavam títulos de jornais, nos anos 70 e 80.

O corpo de António Medeiros está em câmara ardente na igreja da Boa Hora, em Lisboa. O funeral é nesta quinta-feira, para o cemitério da Ajuda.

Arranque da época 2011/2012

Postado Por: with Sem Comentarios
O arranque oficial da época 2011/2012 deu-se no passado dia 22 Julho, na sede da F. P. Voleibol no Porto, com os sorteios para o Campeonato Nacional da I Divisão de Seniores Femininos.

Quis o sorteio que a tradição, dos últimos anos, se mantivesse e calhou-nos começar a época em Matosinhos contra o Leixões S.C. e iremos terminar esta primeira fase em casa contra o G.D.C. Gueifães.

Como queremos contar com o apoio de todos, e sabemos que nos quer ir apoiar em mais esta difícil missão, deixamos o pré calendário para a 1ª fase de forma a depois não haver desculpa para não ir puxar por nós.


Aparece e vem apoiar-nos!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Faleceu António Medeiros

Postado Por: with 2 Comentarios
Foto: Belenenses Ilustrado

António Medeiros atleta e treinador do Belenenses, nas épocas 1977/78 e 1978/79, faleceu à poucas horas.

António José dos Santos 'Medeiros', também conhecido por 'Tó de Leça', nasceu a 10 de Março de 1933. Antigo jogador, com vários anos de 1ªDivisão, acabou por ser um dos treinadores de topo do futebol português na década de 70, em que realizou bons trabalhos no Belenenses, mas, ao contrário do que vaticinava, acabou por nunca chegar à selecção portuguesa.

Aos familiares de António Medeiros o Belenenses apresenta as suas condolências.

O Blue Box Belenenses espera que esse grande campeão fique na memória de todos os Belenenses e agradece por ter vestido a camisola mais bonita do mundo!

"Pistolero" Garcés regressa esta noite aos relvados

Postado Por: with 1 Comentario
Ex-Jogador da Académica e Belenenses jogará no San Francisco FC

Uma história complicada que termina com um final feliz. O avançado José Luis Garcés, ex-jogador da Académica e Belenenses, vai regressar esta noite aos relvados, ao serviço do San Francisco FC, para defrontar os Seattle Sounders, em partida da Liga dos Campeões da CONCACAF.

Depois de um período muito complicado da sua vida, onde chegou a cumprir tempo de prisão por ter estado envolvido num homícidio, Garcés poderá voltar fazer aquilo em que mais se destacou: jogar futebol.

Segundo o diário "La Estrella", do Panamá, o emblema panamiano apenas recebeu esta terça-feira os documentos dos jogadores, enviados pela Académica, última equipa que o avançado representou, e o avançado poderá estrear-se já esta noite como titular num importante encontro para a equipa do Panamá.

Novo patrocinador e 7 importantes renovações

Postado Por: with 4 Comentarios

Um olhar pelos nossos filiais: Clube de Futebol "Os Bonjoanenses"

Postado Por: with Sem Comentarios
O Clube de Futebol "Os Bonjoanenses", agremiação Desportiva e Recreativa foi fundado em 4 de Maio de 1935 (julgamos que substituiu um pequeno Clube de rapazes, que se intitulava "Bom João F.C."), pelos senhores João Joaquim de Brito, António Joaquim Failde Junior e José Pacheco Torradinho.

Passados alguns meses estes dirigentes assumiram a presidência, vice-presidência e de tesouraria, constituindo a primeira Direcção os senhores Joaquim Nerigão Teixeira, José Pereira Morais, António Maria de Castro, Manuel Lopes Correia e António dos Santos.

Nos primeiros anos de actividade o Clube de Futebol "Os Bonjoanenses", tornou-se a 24ª filial de "Os Belenenses" e praticou o Ping-Pong, Basquetebol e Futebol.

Os equipamentos para o Futebol eram adquiridos à base de actividades recreativas, como por exemplo: bailes, sorteios, rifas, etc. Tudo servia para adquirir fundo para o Clube em embrião.

Por volta de 1938, os encargos exigidos, a burocracia e a falta de um campo próprio levam à desistência da modalidade de Futebol.

Conjuntamente com o Futebol surgiu o Ténis de Mesa, mais conhecido por Ping-Pong. Tornando-se na modalidade de maior incremento, resistindo até aos nossos dias.

Já naquela altura existia uma classe feminina na modalidade de Ténis de Mesa e os sucessos desportivos foram surgindo nesta modalidade e se outros incentivos não existiam, havia uma bandeira que todos defendiam com Amor e Bairrismo.

Com a desistência do Futebol, surge o Basquetebol. Os jogos eram disputados num campo de jogos no centro da zona do Bom João, em terreno anexo à Sede. O Basquetebol veio para ficar enraizado não só a nível do Clube como de toda a cidade de Faro. Os Bonjoanenses ao lado de um Farense, de um Imortal, do Olhanense e tantos outros Clubes proporcionaram autênticos espectáculos de massas e era salutar viver toda a alegria dos seus associados em torno do Clube.

Com altos e baixos o Basquetebol foi o desporto Rei para este Clube. Além da modalidade de Ténis de Mesa, outras modalidades surgem, embora por curtas épocas e por falta de praticantes. Por exemplo o Ciclismo também esteve representado numa Volta a Portugal.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como jogaram os nossos pasteis?, por Nuno Miguel Saldanha

Postado Por: with 1 Comentario
Foto: Armada Azul

Passo a colocar aqui a avaliação dos jogadores que alinharam no jogo de apresentação, frente ao Atlético, onde empatamos a 2, no passado Sábado, realizada pelo amigo Nuno Miguel Saldanha, no grupo do Facebook, "Queremos que o BELENENSES volte a ser o que era!", com a sua devida autorização, ao qual agradeço.

«Titulares:

Coelho (GR), seguro e sem culpa no golo sofrido, vai ser titular da caras.

André Pires (DE), parecia a via verde, era sempre a abrir para os alas do atlético!

Rafel (DC), reparte as culpas com o André Pires no 1º golo do Atlético, abriu as pernas para a bola passar!Muito lento e raramente ganhou um lance de cabeça ao ponta de lança do Atlético.

Pedro Ribeiro (DC), o melhor da defesa, foi apagando os fogos que lhe surgiam.

Duarte Machado (DD), sem velocidade foi ultrapassado vezes sem conta, nunca conseguiu subir pelo seu flanco e criar desiquilibrios.

Victor Silva (MC), lento e sem conseguir segurar a zona central, fez 2 faltas a roçar o vermelho, melhorou na 2ªparte.

Sydnei (MCD), exibição fraca, perdido tacticamente, limitado técnicamente raramente faz um passe correcto, a sua posição é a trinco, aí sim o seu poderio físico pode fazer a diferença!

Fernando Ferreira (MCE), tenro nem defende nem ataca.

Victor Lemos (AE):, mal na 1ª parte, mal fisicamente sem poder de pressing e velocidade, melhorou bastante na 2ª parte quando saiu o Fernando Ferreira e recuou mais no terreno, jogando mais como organizador de jogo e aí mostrou bons pormenores técnicos.

Miguel Rosa (AD): ninguém deu por ele em campo, só esteve em jogo na marcação de bolas paradas. Parece-me mal fisicamente.

Abel Camará (AC), o melhor em campo, correu kms à direita e à esquerda, fez o ataque sozinho ganhou imensas faltas, fez o primeiro golo e penso que esteve no lance que originou a grande penalidade.

Suplentes Utilizados:

Paulo Cesar (GR), mal batido no 2º golo apesar de o jogador do Atlético parecer estar em fora de jogo. Inseguro num remate de longe que ia dando golo.

Zázá (DD), grande exibição, o contrario do seu colega Duarte machado. Maçudo a defender, ganho quase todos os lances e ainda levou a equipa ao colo pelo seu flanco. Grande exibição!!.

Kanu (DC), bem no jogo aéreo, mal nos lances pelo solo.

Igor Pita (DE), bem melhor que o André Pires.

Luis Gonçalves (MCE), muito bem a subir e a fechar o flanco.

Viegas (ME), mexido, bom tecnicamente, partiu alguns rins aos jogadores do Atlético.

Sturgeon (MD), bom tecnicamente, rápido e com grande margem de evolução.

Tomané (AE), não mostrou nada.

Rui Varela (AD), optima surpresa, surgiu lutador, rápido e a abrir brechas na defesa contrária. Os restantes actuaram poucos minutos e não deu para avaliar a sua actuação.»

Crónica do Belenenses 2 vs 2 Atlético (Jogo de Apresentação)

Postado Por: with Sem Comentarios
Depois de apresentados os novos equipamentos, foi a vez dos jogadores, que compõem o novo plantel, desfilarem pelo relvado do Campo Major Baptista da Silva apresentando-se a uma bancada repleta de sócios do nosso clube. Aproveitamos para referir que a apresentação teve de realizar-se neste campo pois a relva do Estádio do Restelo está a ser tratada para estar em perfeitas condições para a nova época desportiva.

O desfile de jogadores foi muito ovacionado por todos os sócios e teve um momento de surpresa com a apresentação do mais recente reforço, o médio Rodrigo Antônio. A festa serviu para motivar o plantel para atingir, jogo a jogo, as vitórias que todos nós pretendemos.

Quanto ao jogo, em si, referimos que a partida entre Belenenses e Atlético serviu para reeditar um clássico que esteve interrompido por 33 anos. A nossa equipa alinhou de inicio com:
  • Guarda-Redes: Coelho
  • Defesa Direito: Duarte Machado
  • Defesas Centrais: Rafael Santos e Pedro Ribeiro
  • Defesa Esquerdo: André Pires
  • Médios Centros: Victor Silva, Fernando Ferreira e Miguel Rosa
  • Médio Direito: Sidnei
  • Médio Esquerdo: Victor Lemos
  • Avançado: Abel Camará

Logo no primeiro minuto surgiu um balde de àgua fria com o golo madrugador do Atlético. Desde este momento a nossa equipa dominou por completo criando algumas oportunidades de golo mas que não foram aproveitadas. Antes do intervalo José Mota substituiu o guarda-redes Coelho por Paulo César. Um minuto volvido aparece o segundo balde de àqua fria com novo golo do Atlético. A primeira parte terminava, pouco depois, com o resultado desfavorável de 0-2 e todos os espectadores ficaram com a noção de que era muito injusto pelo futebol apresentado pelas duas equipas nos primeiros 45 minutos.

Na segunda parte o Belenenses entrou melhor e foi empurrando o Atlético para a sua área sufocando o jogo do adversário. Depois de algumas substituições surgiu, com toda a justiça, o primeiro golo da nossa equipa marcado por Abel Camará. O avançado aproveitou um ressalto, depois de um bom remate de Victor Lemos, para colocar a bola no fundo da baliza.

Oito minutos volvidos o árbitro assinala uma grande penalidade a favor do Belenenses. Victor Silva foi o jogador escolhido para a cobrança e não falhou a oportunidade para empatar o resultado.

Até final do jogo foram realizadas várias substituições tendo entrado Viegas, ex-júnior, Leo Kanu, defesa central, Rui Varela, Zazá, para defesa direito e um dos melhores jogadores, o defesa esquerdo Igor Pita, estreia absoluta com a nossa camisola, o médio Fabio Sturgeon, o avançado Tomané, Adolfo Leite, o reforço-surpresa Rodrigo Antônio, Tiago Almeida e Dani.

Apenas Celestino, Maranhão e Fredy não alinharam neste jogo pois ainda estão a recuperar de lesões.

Foi uma tarde de festa que esperamos que se repita em todos os jogos do Belenenses realizados esta época no Complexo do Belenenses.

Alexandre Pais: «Entreguei o Record de Ouro a Raul Figueiredo»

Postado Por: with 4 Comentarios
Alexandre Pais, director do jornal desportivo "Record":

«Tive há dias o gosto de entregar o Record de Ouro a um dos ídolos da minha infância, Raul Figueiredo, defesa-central e capitão do Belenenses.

Vi-o na década de 50, em inúmeros jogos nas Salésias, para onde me deslocava pela mão do meu pai, um fervoroso adepto dos azuis e que me transmitiu a sua paixão.

Quase 60 anos depois, foi com emoção que abracei Raul Figueiredo, e com prazer que o ouvi citar uma dezena de jornalistas, já quase todos desaparecidos, e que ele recordou como agradecimento pelo apoio que lhe deram ao longo dos anos.

Recebi depois a simpática carta que reproduzo abaixo e que revela a também elevada craveira moral de um desportista que só tem admiradores na redação de Record.

Um abraço, Raul!»

Carta:

Pedro Ribeiro: «Objetivo da equipa só pode ser a subida»

Postado Por: with Sem Comentarios
Central assume meta para a nova época

Pedro Ribeiro, central que trocou o Trofense por Restelo, é um dos pilares da formação orientada por José Mota para a nova temporada. O defesa, de 28 anos, elogia a forma como os azuis se apresentam e não esconde o grande objetivo para a nova temporada que se inicia no próximo fim-de-semana com o jogo da Taça da Liga.

Há muitas equipas que pretendem subir de divisão. A concretização desse objetivo depende de vários fatores, entre eles a sorte... Ainda assim, o grupo está a trabalhar de modo a que possamos subir esta época à Primeira Liga.

Samanta Castilho veste a camisola

Postado Por: with 2 Comentarios
O jogo de apresentação do Belenenses frente ao Atlético teve uma convidada bem especial. Samanta Castilho foi uma das meninas que desfilou o novo equipamento dos azuis e em declarações a Record mostrou-se impressionada com a nova farda da sua equipa.

Desde que tenha a cor azul e a cruz de Cristo é sempre bonita!, confessou a manequim. Samanta faz questão de seguir o Belenenses e, apesar de achar que a subida à Primeira Liga na temporada que se avizinha será muito difícil, acredita que o conjunto do Restelo desta época inspira mais confiança. Por isso mesmo, vai tentar estar presente nos jogos. Pelo menos em casa, exclamou esta grande aficionada da equipa de Belém.

Jantar de Confraternização da Natação CFB

Postado Por: with Sem Comentarios

Por iniciativa de alguns dos nossos atletas, realizou-se, após o Torneio Interclubes deste domingo, um jantar de confraternização que reuniu cerca de 30 Pais, Atletas e Técnicos. Excelente ambiente, boa disposição e camaradagem. A época ainda não terminou mas, para os mais novos, a competição só voltará já na próxima época. Os mais velhos têm ainda mais 2 semanas de trabalho.

Uma palavra para a família Melennec que se despede, ao fim de alguns anos connosco. Tudo de melhor no futuro para estes nossos amigos.

domingo, 24 de julho de 2011

Vídeo da apresentação dos equipamentos e equipa 2011/2012

Postado Por: with 4 Comentarios


Apresentação dos equipamentos oficiais em frente à estatua de Pepe e apresentação da equipa aos sócios no campo nº2 Major Baptista da Silva. Data: 23/07/2011 a partir das 16H30 no Estádio do Restelo.

Rodrigo António brilha

Postado Por: with Sem Comentarios
Os cerca de 500 adeptos do Belenenses que ontem estiveram no Estádio do Restelo ficaram a conhecer os novos equipamentos para esta época e viram a apresentação da equipa diante do Atlético, na reedição de um velho clássico do futebol lisboeta - e num aquecimento para a primeira jornada da Liga Orangina.

O destaque vai para Rodrigo António, o mais recente reforço dos azuis, cedido pelo Marítimo. O médio jogou os últimos 15 minutos do jogo particular, mostrando bons pormenores ao nível do passe e esboçando um desejo no final: "Quero ajudar o Belenenses a subir à I Liga."

Num jogo com momentos de bom futebol, o Atlético entrou praticamente a ganhar, com um remate à entrada da área de Luís Dias. A vantagem deu tranquilidade aos visitantes, dominadores na primeira parte e com um irrequieto Hugo López no ataque.

No segundo tempo, o ritmo da partida não quebrou, apesar das muitas substituições introduzidas pelos dois treinadores. O Belenenses melhorou com as alterações, nomeadamente com a entrada de Sturjeon e Rui Varela, e anulou a desvantagem graças a uma grande penalidade convertida por Victor Silva em que parece não haver mão de Gonçalo Silva.

Ficha de jogo:

Belenenses 2 vs 2 Atlético

Campo: Major Baptista da Silva (Campo nº2)

Árbitro: Diogo Silva (AF Lisboa)

Belenenses: Coelho; Duarte Machado, Rafael Santos, Pedro Ribeiro e André Pires; Victor Silva, Fernando Ferreira e Miguel Rosa; Sidnei, Victor Lemos e Abel Camará

Jogaram ainda: Paulo César, Léo Kanu, Ricardo Viegas, Rui Varela, Zazá, Igor Pita, Sturgeon, Tomané, Adolfo, Rodrigo António, Luís Gonçalves, Tiago Almeida e Dani

Treinador: José Mota

Atlético: Caleb; Luís Dias, Vítor Bastos, Rolão e Pimenta; Meira, Coelho e Saramago; Hugo López, Bruno Carvalho e Tiago Caeiro

Jogaram ainda: Botelho, Gonçalo Silva, Hélio Vaz, Ailton, Marcelo, Hernâni, Diego Silva, Filipe Ferreira e Jorge Bernardo

Treinador: João de Deus

Ao intervalo: 0-2

Golos: 1' Luís Dias, 45' Rolão, 60' Camará, 72' Victor Silva g.p.

Cartões amarelos: 31' Victor Silva, 53' Meira, 57' Diego Silva, 68' Laurindo, 83' Hernâni, 83' Zazá

Ouro para Raul Figueiredo

Postado Por: with Sem Comentarios
Mais do que jogador eterno para o Belenenses, Raul Figueiredo é um nome para a história do futebol português. Filho de um dos mais extraordinários futebolistas nacionais da primeira metade do século passado, o inesquecível Tamanqueiro, uma das grandes figuras na epopeia das Olimpíadas de Amesterdão, em 1928, Raul também deixou as suas marcas. Capitão e símbolo azul nos anos 50, Figueiredo chegou a internacional como defesa-central de vastos recursos e referência do período em que o profissionalismo se afirmou no nosso país.

Aos 81 anos, recebeu o Record de Ouro que premeia uma carreira notável. O troféu foi entregue por Alexandre Pais, diretor de Record que, em breves instantes, recuou 50 anos no tempo, parando nas Salésias, onde o viu brilhar ao lado de heróis eternos como Matateu, Di Pace, Vicente ou José Pereira, entre outros.


Record de Ouro para Raul Figueiredo:

( Fonte: Record TV )

Torneio Interclubes CFB - CL - SLB

Postado Por: with Sem Comentarios
Realiza-se no domingo à tarde, 24 de Julho, nas piscinas do CNN, S. Bento, mais uma edição do Torneio Interclubes, co-organizado pelo CFB, CL e SLB. Estão inscritos 130 nadadores em representação de 9 clubes. Haverá uma sessão única, com aquecimento às 15h00 e provas às 16h00.

O Belenenses vai participar com um numeroso grupo de atletas, que vão nadar as seguintes provas:

  • Francisco Quintas, Juv A - 200E e 50B
  • Alex Melennec, Juv B - 50L e 100C
  • Duarte Costa, Juv B - 50L e 100L
  • João Vital, Inf B - 200E e 100M
  • Martim Figueira, Inf B - 100L e 100B
  • Vasco Vilaça, Cad A - 100L e 100E
  • Mathieu Melennec, Cad B - 100C e 100L
  • Joana Guerra, Sen - 200E e 50B
  • Luisa Abreu, Sen - 100M e 50M
  • Isabel Abreu, Jun - 4x50E e 4x50L
  • Rita Costa, Juv - 4x50E e 4x50L
  • Mafalda Henriques, Inf A - 200E e 100B
  • Mafalda Costa, Inf A - 50L e 100L
  • Inês Ramos, Inf A - 100C e 100B
  • Cláudia Rodrigues, Inf A - 100C e 100L
  • Vera Vilaça, Inf A - 400L e 100M
  • Sara Ganchas, Inf A - 100C e 100L
  • Coline Melennec, Inf B - 200E e 100L
  • Rita Vital, Cad B - 100C e 100E
  • Estafetas 4x50E e 4x50L Abs Fem - Joana, Luisa, Issy e Rita

sábado, 23 de julho de 2011

Atlético quase estraga festa de apresentação do Belenenses

Postado Por: with Sem Comentarios
Após seis jogos de preparação, o Belenenses continua sem perder

Belenenses e Atlético, da Liga de Honra de futebol, empataram hoje 2-2, num encontro que serviu de apresentação aos sócios do clube do Restelo e em que os “azuis” recuperaram de uma desvantagem de dois golos.

O lateral Luís Dias, aos 50 segundos, e o central Rolão, aos 45 minutos, quase estragavam a festa de apresentação do Belenenses, que acabou por igualar a partida, com golos de Abel Camará, aos 60', e Victor Silva, aos 73', de grande penalidade.

Num encontro que quase serviu de antecipação da primeira jornada da Liga de Honra, em que os dois conjuntos se vão defrontar no Restelo, o Atlético deu boas indicações a nível defensivo, especialmente no primeiro tempo.

Quanto aos “azuis”, raramente conseguiram incomodar o guarda-redes Caleb durante a primeira parte, melhorando radicalmente no segundo tempo, com as entradas dos “miúdos” Fábio Sturgeon e Ricardo Viegas.

Após seis jogos de preparação, o Belenenses continua sem perder, registando três triunfos e três empates, enquanto o recém promovido Atlético somou a primeira igualdade, depois de duas vitórias frente a Estoril (1-0) e Sindicato de Jogadores (3-1).

A equipa do Belenenses volta ao trabalho na terça-feira, com um treino agendado para as 17h00 e que marcará o início da preparação para o primeiro jogo oficial da época, no domingo, frente ao Penafiel, a contar para a Taça da Liga.

Empate entre Belenenses e Atlético (2-2)

Postado Por: with 3 Comentarios
Foto tirada pelo amigo Gonçalo Castro

Belenenses e Atlético empataram (2-2), este sábado, no Restelo. Os alcantarenses estiveram a vencer por dois golos, mas permitiram a igualdade.

Luís Dias, ao primeiro minuto da partida, adiantou o Atlético. Em cima do intervalo, Rolão ampliou a vantagem do emblema de Alcântara.

Na segunda parte, Abel Camará reduziu para o Belenenses, aos 60 minutos. Aos 72', Victor Silva empatou na transformação de uma grande penalidade.

Médio Rodrigo António reforça plantel

Postado Por: with Sem Comentarios
Brasileiro já atuou no Marítimo

O Belenenses assegurou a contratação do médio Rodrigo António, de 23 anos, que já atuou em Portugal.

O jogador representou o Marítimo de 2008 a 2010 tendo realizado quatro jogos na Liga. Na temporada anterior, o futebolista jogou nos brasileiros do Ipatinga.

Rodrigo António deverá ser o penúltimo reforço do plantel de José Mota, que ainda pretende um avançado.

Apresentação é hoje com novos equipamentos

Postado Por: with Sem Comentarios
O plantel do Belenenses apresenta-se hoje aos sócios no Restelo, com novos atletas e equipamentos.

Assim, os jogadores do clube da cruz de Cristo terão uma camisola principal no clássico azul e outras duas opções: uma em branco e outra em preto. Os vários reforços para a época de 2011/12 vão estar presentes no jogo-treino com o Atlético (18h00), incluindo a última aquisição, o defesa Igor Pita.

O jovem cedido pelo Marítimo, que envergará a camisola 29, fez exames médicos e já se treinou ontem com o plantel às ordens de José Mota.

Garcés: de futebolista em Portugal a recluso no Panamá

Postado Por: with Sem Comentarios
A BOLA encontrou o panamiano após quatro meses na prisão La Joya. Saiu em liberdade condicional com uma Bíblia na mão. História controversa do futebolista mais mediático no país e que jogou no Belenenses e na Académica.

Sozinho, rosto fechado, sandálias, calções listados, camisola laranja e uma Bíblia na mão esquerda. José Luís Garcés renasceu às 4.30 horas da passada quarta-feira. A esperança é traduzida numa nova luz, uma mensagem que diz ter recebido após quatro meses na prisão La Joya, localizada na aldeia de Pacora, arredores da Cidade do Panamá.
Os caminhos trilhados, as decisões, as companhias, diz quem o viu crescer, foram as erradas. «Escolheu o pior caminho. O sucesso nem sempre tem coisas boas. Subiu muito e viu-se num beco sem saída. Tinha tudo para ser um dos melhores», destacou a A BOLA um amigo do atacante, antigo vizinho.

Ascensão e queda:

O talento de José Luís Garcés, porém, era grande para o Panamá. Seguia-se uma aventura fora de portas. Tudo se desmorona nessa altura. A imagem nos relvados, a alegria dos golos, tudo... Em Portugal, depois de uma passagem pelo Belenenses, rumou à Académica, clube que deixou numas férias de Natal para nunca mais voltar nem dar justificações. Na Bulgária, ao serviço do CSKA, cenário idêntico. Desapareceu sem mais dar notícias. Foram dois anos fora dos relvados. Os rumores de que estaria preso no Panamá, por contínuos actos de criminalidade, surgiram de toda a parte, sem nunca uma versão confirmada. Rumores esses que de facto eram verdadeiros.
← Mensagens mais recentes Mensagens antigas → Página inicial