quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Castigos desfalcam Belenenses

Postado Por: with 1 Comentario
A arbitragem na derrota com o ABC, por 19-29, está no centro da polémica com os azuis do Restelo.

O Belenenses foi duramente sancionado pela Federação de Andebol na sequência das fortes críticas dos azuis do Restelo à arbitragem de Duarte Santos e Ricardo Fonseca na partida de sábado com o ABC, que os lisboetas perderam por 19-29.

O treinador João Florêncio foi suspenso preventivamente (e irá ficar afastado pelo menos até à conclusão do inquérito), o diretor Paulo Silva ficou impedido de se sentar no banco nos próximos 30 dias, e os jogadores Elledy Semedo, Davide Carvalho, Goran Vladic, Tiago Fonseca e Pedro Matias acabaram punidos com vários jogos de suspensão.

A decisão federativa redundou numa indignação ainda maior dos responsáveis do Belenenses. «Não nos vão conseguir matar assim facilmente. Este castigo não tem explicação, pois nada se passou de grave. Que eu me lembre, nunca vi nada assim», afirmou Vítor Ferreira, dirigente do Belenenses.

Juniores derrotados

Postado Por: with Sem Comentarios
A equipa júnior de futsal do Belenenses deslocou-se ao Pavilhão da Escola 44 no Rego para defrontar a equipa do Alto da Eira em jogo da 22ª jornada do Campeonato Distrital da Divisão tendo sido derrotada por 1-2.

Este era um jogo que se previa bastante complicado. E assim foi, acontecendo mesmo a derrota do Campeonato tudo graças à prestação do guarda redes do Alto da Eira, Sérgio de seu nome e também ao elevado deficit de finalização dos nossos jogadores.

Começámos bastante bem a partida e logo no primeiro minuto da partida o guarda redes visitado executou 2 excelentes defesas a remates de "Quim" e "Pauleta". Com uma pressão bastante alta a nossa equipa não deixava o Alto da Eira sair a jogar, com os visitados bem fechados na sua defensiva explorando o erro da nossa equipa para sair em velozes contra ataques mas sem conseguirem criar situações de perigo para o nosso guarda redes André.

Éramos sem dúvida a melhor equipa na quadra só que não conseguíamos traduzir em golos a nossa superioridade. David ainda teve um remate fortíssimo que esbarrou na madeira da baliza do Alto da Eira. Ainda houve tempo antes do intervalo para a nossa equipa beneficiar de um livre de 10 metros ao qual mais uma vez o guarda redes Sérgio se opôs bem ao remate de "Fred".

O intervalo chegou com as equipas empatadas, resultado bastante injusto para a nossa equipa.

Na segunda metade entrámos bem no jogo, criávamos oportunidades para nos colocarmos em vantagem mas a bola não entrava, a equipa visitada ia acreditando e acabou por se colocar na frente do marcador numa saída pouco feliz do nosso guarda redes André.

Com a marcação do golo o Alto da Eira subiu um pouco mais na quadra e criou algumas dificuldades à nossa equipa, sendo então o nosso guarda redes André chamado a intervir mas mostrando-se calmo e sereno realizando excelentes intervenções não acusando o desaire do golo.

O 2-0 surge numa infelicidade do nosso melhor jogador hoje nesta partida, estamos a falar de João Marques que fez um auto golo quando o jogador do Alto da Eira chuta coloca mal o pé para intercetar a bola e esta acabou por entrar na baliza de André.

O mesmo João já perto do final do encontro ainda conseguiu reduzir para 2-1 com um excelente golo mas já era tarde, de seguida a equipa de arbitragem apitava para o final do encontro.

Esta derrota não nos vai afetar, pois os nossos objetivos estão traçados e com serenidade vamos atingi-los.

O destaque da partida vai com todo o merecimento mais uma vez para o João Marques, ele demonstrou hoje o excelente momento de forma que está a atravessar. Impecável a defender, muito bem a atacar (grande golo que marcou), mais do que justa a sua chamada à seleção. Arbitragem em bom plano.

Belenenses: André Ribeiro (Gr), João Marques, Pauleta , Bruno Pinto e Quim 
Jogaram ainda: Tiago Norinha, Hugo Eduardo, Fred, Ivo Magina e David Freitas 

Treinador: Carlos Teixeira

Campeonatos Regionais de Infantis

Postado Por: with Sem Comentarios
Os Campeonatos Regionais de Infantis realizam-se nas Piscinas das Palmeiras, em Setúbal, no fim de semana de 2 a 4 de Março. Vão participar 24 clubes e 244 jovens nadadores.

O Belenenses vai estar representado pelo Martim e pelo Vasco, que vão nadar as seguintes provas (todas no sábado):
  • Martim Figueira, Inf A - 400L e 200L
  • Vasco Vilaça, Inf B - 400L e 200L

Consulte toda a informação no link seguinte - Página dos Regionais de Infantis

Voleibol Feminino com bons resultados

Postado Por: with Sem Comentarios
Decorreu este fim-de-semana a jornada inaugural do Campeonato Nacional de Seniores Femininos. A nossa equipa deslocou-se a Braga, para defrontar a equipa local, onde foi possível assistir-se a um espectacular encontro.

As nossas atletas entraram a todo o gás e venceram os primeiros 2 sets por 25-16 e 25-21. Mas a equipa da casa conseguiu a reviravolta, acabando por vencer na "negra" por 15-6. Na próxima jornada, já no dia 4 de Março, as nossas jogadoras irão defrontar no Pavilhão Acácio Rosa às 15 horas a equipa do Ginásio C. Santo Tirso.

Em Juniores a nossa equipa recebeu e venceu, sem margem para dúvidas, a equipa do CR Piedense por 3-0, com os parciais 25-20; 25-17; 25-21. O próximo jogo é no sábado, 3 de Março, com o Clube Nacional Ginástica. A partida está agendada para o Pavilhão Acácio Rosa e iniciar-se-á às 17 horas.

As nossas Juvenis A não ficaram a trás e venceram, também por 3-0, o Volei Club do Sul. A equipa B não teve a melhor sorte perdendo por 0-3 com a Escola Filipa de Lencastre. Mas no próximo dia 3 de Março podem redimir-se frente ao Volei Clube do Sul. O jogo realizar-se-á no Pavilhão Acácio Rosa às 13 horas.

As Cadetes e Iniciadas também não conseguiram vencer os respectivos jogos perdendo pelo mesmo resultado (0-3). As primeiras terão pela frente, no próximo jogo, a equipa do Alto do Moinho Volei. A partida está marcada para as 18.30 horas no Pavilhão Acácio Rosa.

Em Mini-Voleibol as nossas duas equipas tiveram boas prestações no V Torneio do Campeonato Regional Prof. António Martins. A equipa A ficou em segundo lugar enquanto a equipa B conseguiu o quarto lugar.

No próximo sábado a nossa equipa de Infantis irá disputar, com o Colégio S. João Brito, um jogo que tem inicio às 15 horas e realizar-se-á no Colégio São João Brito, em Lisboa.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Recepção da equipa que participou no Eurohockey 2012

Postado Por: with Sem Comentarios
22h45 na Chegada do Aeroporto da Portela.

Recepção à equipa femínina de hockey do Belenenses, no Aeroporto da Portela. Foram vice-campeãs da Europa, na bagagem traziam as medalhas de prata que tiveram direito após participar na final do Eurohockey Indoor Club Challenge Women 2012 com a equipa russa Volga Telekom.

Primeira participação do Clube de Futebol "Os Belenenses" numa final europeia, que fica registada para a memória. Parabêns às jogadoras, staff e famílias.

TV: Clubes concentram direitos para renegociar

Postado Por: with Sem Comentarios
Vinte clubes profissionais decidiram «concentrar os direitos televisivos», após reunião, nesta segunda-feira, em Fátima, «com vista a iniciar imediatamente a renegociação dos contratos em vigor, com caráter de urgência», informa Lusa.

Olhanense, Gil Vicente, Rio Ave, Paços de Ferreira, Beira Mar, V. Setúbal, Feirense, U. Leiria, Naval, Atlético, Penafiel, Arouca, Santa Clara, Oliveirense, União da Madeira, Belenenses, Freamunde, Sp. Covilhã, Trofense e Portimonense são os emblemas profissionais que delegaram no presidente da Liga, Mário Figueiredo, a chefia de uma comissão para tentar renegociar com a Olivedesportos.

Refira-se que a maioria dos clubes já tem contratos assinados com aquela empresa, mas a nível individual e não coletivo, como agora pretendem.

Iniciados venceram

Postado Por: with Sem Comentarios
Realizou-se no Pavilhão Municipal do Forte da Casa o jogo da 16ª Jornada do Campeonato Distrital da Divisão de Iniciados em que a nossa equipa alcançou mais uma vitória derrotando a equipa do Forte da Casa por 4-5.

Neste jogo ganhou o futsal, onde duas equipas se respeitaram e jogaram o jogo pelo jogo numa total atitude de Fair-Play, mesmo na altura onde as jogadas se disputavam de uma forma mais intensa.

Os nossos Iniciados foram uns autênticos campeões, pois mesmo marcando 2 auto-golos não se deixaram ir abaixo e lutaram até ao ultimo minuto pela vitória justa.

Entramos bem no jogo, controlando o adversário e com naturalidade chegamos aos 0-2, com golos de Manel e Piçarra, criando muitas oportunidades de golo, sendo que o guarda redes do Forte ia brilhando.

O 1-2 nasceu numa desatenção do nosso fixo, que deixa o adversário receber a bola nas costas, onde sem dificuldade bate Miguel. Saímos assim para o intervalo com o resultado em 1-2, mas sabíamos que podíamos fazer mais e melhor no reatamento, pois não estávamos a realizar o nosso jogo, deixando que a ansiedade tomasse conta.

Assim entramos na 2ª parte fortes na circulação e logo aos 3 minutos Filipe bate o guardião da casa com um remate de meia distância.

Tudo se encaminhava para mais uma toada ofensiva elevada da nossa equipa, onde podíamos ter matado o jogo e até chegado ao 4, 5 ou até 6º golo, não fosse o guarda redes do Forte aliado à falta de eficácia dos nossos atletas.

Quando tudo parecia controlado, contra o futsal "bombardeiro" do Forte, com bolas para a frente, numa dessa jogadas, Célio marca na própria baliza, facto que deixou a equipa completamente desnorteada, face à pressão das bancadas e do adversário.

Logo a seguir, num lance de grande infelicidade do nosso guarda redes Miguel, que deixou-se levar pelo golpe de vista, deixando a bola entrar na baliza, num alívio (pontapé para a frente), ficando mal na fotografia.

Pedimos 1 minuto para acalmar os ânimos, pois este golo trouxe ainda maior instabilidade aos nossos jovens.

Conseguiram acalmar e logo de seguida fazíamos o 3-4 e púnhamos justiça no marcador. Mas estava destinado que os nossos atletas iriam sofrer até ao fim, não só pela pressão do adversário, como pela nossa própria infelicidade.

Mais uma vez, fomos nós a fazer novo auto-golo, desta vez por Piçarra que ao tentar efectuar um corte, colocou de novo o jogo empatado 4-4.

Este golo podia ter sentenciado o jogo, mas não, a nossa equipa foi buscar forças, uniu-se de tal forma que foram atrás da vitória, conseguida aos 59 minutos por Manel.

Este jogo foi de uma enorme luta, dedicação e raça dos nossos atletas, pois nunca desistiram que os 3 pontos teriam de vir connosco, e assim colocando a 18 pontos um dos possíveis candidatos à subida.

Uma palavra de apreço aos jogadores do Forte, pois disputaram o jogo sempre de uma forma correcta e sem maldade. Quando os lances eram mais viris, havia sempre um pedido de desculpas entre os jogadores.

Valorizaram sem dúvida a nossa vitória. Esta equipa merecia sem dúvida estar a lutar pelos lugares de subida, bastava para isso que tivesse no banco um líder à altura dos atletas que possui. Ser líder não é sustentar um braçadeira de treinador, tem que se dar ao respeito, coisa que não fez ao recusar no inicio da partida cumprimentar a nossa equipa técnica.

Não é esta a forma mais correcta nem exemplo de quem quer liderar miúdos de 14/15 anos.
Outra palavra de destaque ao árbitro, que num jogo muito intenso soube segurar e ajuizar bem os lances.

Uma palavra especial para Manel Mesquita, pelos 3 golos que marcou e pela raça que nos habituou em campo, levando a equipa para a frente.

Belenenses: Miguel Conceição (Gr), Filipe Lopes, Manuel Mesquita, Jair Pereira e Célio Monteiro
Jogaram ainda: Bruno Piçarra e Daniel Guimarães 

Treinador: Paulo Mónica

Secção Sub-18 da Academia Actualizada

Postado Por: with Sem Comentarios
A secção dedicada ao escalão Sub-18 da Academia de Rugby do Belenenses já se encontra actualizada.

Visite já:

Equipa:

Equipa Técnica:

Horários dos Treinos:

Jogos e Resultados:

Brevemente todos os outros escalões também estarão actualizados.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Derrota inesperada em Freamunde por 2-1

Postado Por: with Sem Comentarios
O Belenenses perdeu em Freamunde por 2-1 e adiou, para já, a tão esperada recuperação classificativa.

O Belenenses entrou apático no jogo e disso tirou partido o Freamunde que foi pressionando o nosso último reduto ainda que não criando grandes ocasiões de golo. No entanto a equipa do minho adiantou-se no marcador na sequência de marcação de uma falta cometida na nossa intermediária e que fruto de um ressalto na barreira traiu Coelho.

Passados 5 minutos o Freamunde esteve perto do 2-0 numa (das muitas) falha defensiva da defesa do Belenenses que permitiu que o avançado contrário rematasse à base do poste da baliza de Coelho. Este lance acordou o Belenenses que foi assumindo o controle do jogo e foi empurrando o Freamunde para o seu meio campo sobretudo devido à melhor circulação de bola e atitude da equipa.

Não foi de estranhar o golo do empate, ainda que o mesmo tenha sido obtido na sequência de uma grande penalidade a castigar falta sobre Rui Varela, na marca Fernando Ferreira não facilitou e fez o empate.

Até ao intervalo registe para um lance passível de grande penalidade a favor do Belenenses, empurrão pelas costas, que Bruno Paixão não assinalou.

Na segunda parte o Belenenses entrou melhor e com mais posse de bola na procura de novo golo e dos respectivos 3 pontos.

O Freamunde resistiu nesta fase como pode, abusando do pontapé para o ar, até que a expulsão de Vitor Silva, uma expulsão que só ele e o árbitro podem explicar mas que nos pareceu exagerada, deu novo alento à equipa da casa que viria a marcar perto do fim em mais uma falha defensiva do sector mais recuado do Belenenses.

Pelo que as duas equipas fizeram o empate seria o resultado mais justo.

Ficha de Jogo:

Jogo no Complexo Desportivo do Freamunde
Freamunde - Belenenses, 2-1

Freamunde: Assis, Vasco, Luís Pedro, Sérgio Nunes, Serginho (Luciano, 76), Bruno Magalhães, José Alberto (Brandão, 64), Marco Matias, Bock, Pedro Henrique e Horácio (Pedro Moita, 64)

Belenenses: Coelho, Duarte Machado, Pedro Ribeiro, Rafael Santos (Leo Kanu, 89), André Pires, Victor Silva, Insa Sagna (Victor Lemos, 74), Rodrigo Nascimento, Fernando Ferreira, Miguel Rosa e Rui Varela (Waldir, 82)

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

Ação disciplinar:
Cartão amarelo para José Alberto (13'), Pedro Ribeiro (16'), Duarte Machado (26'), Rafael (54'), Insa Sagna (66'), Vitor Silva (71') e Sérgio Nunes (77').

Cartão vermelho direto para Victor Silva (71)

Crónica do Belenenses - AMSAC (4-3)

Postado Por: with Sem Comentarios
O Belenenses recebeu ontem o AMSAC e venceu por 4-3, num jogo em que as grandes figuras foram os árbitros, no que se afigura uma evidente perseguição ao nosso clube.

Com efeito, as sucessivas arbitragens escandalosas que nos últimos tempos em especial têm atingido o Belenenses, em diversas modalidades, já dificilmente podem ser atribuídas a um mero acaso. Este fim-de-semana atingiram mais um pico.

Pela sua longa e prestigiosa história, por tudo quanto deu ao Desporto Português, pela sua maneira de estar, o Belenenses merece e tem de exigir respeito.

O jogo de ontem chegou a parecer fácil. Com efeito, aos 8 minutos o Belenenses já ganhava por 2-0 e o adversário tinha cometido 5 faltas (contra uma do Belenenses).

No entanto, o Belenenses não conseguiu tirar partido dessas situações. O AMSAC bateu-se bastante bem e até podia ter marcado antes do intervalo, que chegou com 2-0. Afinal, o Belenenses não beneficiou de mais nenhuma falta e foi o adversário a ter uma oportunidade na marca dos 10 metros, depois da nossa 6ª falta.

No segundo tempo, o Belenenses pareceu reencontrar-se, voltando a entrar bem. Só que falhámos várias oportunidades de golo e foi o AMSAC, aos 27 minutos, a fazer o 2-1, num remate de ângulo improvável.

Entrou então em acção a dupla de arbitragem (os bem conhecidos Vítor Clemente e Ricardo Fonseca). Começou por amarelar Zé Carlos. Pouco depois, expulsou o treinador Alípio Matos e o secretário-técnico Vasco Vieira, em exercícios de pura prepotênia e ânimo persecutório. Inventou duas faltas contra nós, poupou o adversário a outras tantas, arranjou uma grande penalidade de que surgiu o 2-2, expulsou-nos o jogador Giló.

Faltavam menos de 6 minutos para o fim do jogo e sofríamos o empate...

Bem apoiada pelo público azul, a quem mais uma vez se agradece a presença, a nossa equipa bencheu-se de brios e retomou a vantagem, com dois belos golos, de Eric e Tiago Carvalho.

Quando tudo parecia, enfim, decidido, facilitou-se um pouco, sofreu-se o 4-3 a 1m40s do final, e houve que jogar com muita garra e concentração para manter a vantagem.

Com esta vitória, o Belenenses, embora continuando em 10º lugar, está em posição de assalto aos lugares de play-off, distando um único ponto do lugar.

Somos Vice-Campeões da Europa

Postado Por: with Sem Comentarios
A nossa equipa de Hóquei de Sala conseguiu um brilhante segundo lugar no Eurohochey Indoor Challenge.

Mais importante do que o resultado da final, derrota com Volga Telekom por 1-6, sagrámos-nos vice-campeões da Europa em Hóquei de Sala. Esta competição ficou marcada por sucessivos resultados inéditos para o nosso clube. Conquistámos, no jogo de abertura, a primeira vitória europeia para o Hóquei de Sala, no segundo dia da prova conseguimos os resultados certos para garantir a presença na primeira final europeia do Belenenses.

Congratulamos toda a comitiva que esteve no País de Gales a representar brilhantemente a nossa equipa.

Na página oficial, do facebook, da secção de Hóquei Feminino as jogadoras escreveram a seguinte mensagem dirijida a todos os adeptos do Belenenses: "Somos Vice-Campeãs da Europa, 2º lugar no Eurohochey Indoor Challenge. Um agradecimento especial aos treinadores (Beto, Aurea e Karen) e ao Xavier que nos motivaram e juntos conseguimos alcançar este grande objectivo. Amanha estaremos de regresso a Portugal. Chegada a Lisboa às 22h20, voo BA 0504".

Apelamos a todos os adeptos para hoje deslocarem-se ao Aeroporto de Lisboa para agradecer o excelente desempenho das nossas jogadoras.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Liga Orangina: Freamunde bate Belenenses na luta pela fuga

Postado Por: with Sem Comentarios
O Freamunde recebeu e venceu hoje o Belenenses por 2-1, com dois golos do brasileiro Pedro Henrique, em jogo da 
20.ª jornada da Liga de Honra em futebol

Num jogo entre equipas aflitas, o Freamunde conseguiu assim dar um passo em frente na luta pela manutenção, ao passo que os ''azuis'' marcaram passo, tendo agora as duas equipas os mesmos 22 pontos.

A equipa anfitriã mostrou desde cedo que queria ficar com os três pontos e lançou-se ao ataque da baliza contrária, tendo conseguido três cantos nos primeiros três minutos. E foi mesmo através de uma bola parada, um livre direto quase frontal à baliza adversária, que o Freamunde fez o 1-0, por Pedro Henrique (seis minutos).

Em vantagem, o Freamunde manteve a sua pressão atacante, enquano os ''azuis'' do Restelo, que já tinham entrado mal no jogo, tardaram em reagir e, durante largos minutos, quase não existiram em termos atacantes.

Mas, quase sem fazer nada por isso, os visitantes empataram graças a uma grande penalidade apontada por Fernando Ferreira (29') - e muito contestada pelos locais.

O encontro ficou relançado e o Freamunde perdeu muito do seu fulgor inicial, mas, na segunda parte, voltou a carregar e procurou, quase sempre por Marcos Matias e a espaços por Pedro Henrique, chegar ao segundo golo.

O Belenenses, contudo, foi ripostando como pôde, contra-atacou, mas só duas falhas comprometedoras da defesa caseira criaram verdadeiro perigo para a baliza de Assis.

Até que, aos 84 minutos, já com os visitantes em inferioridade numérica por expulsão do ''trinco'' Victor Silva, a equipa treinada por Nicolau Vaqueiro fez o 2-1 e o resultado final, com mais um golo de Pedro Henrique - que se antecipou aos defesas contrários e desviou para a baliza um livre cobrado por Pedro Moita.

Freamunde - Belenenses: Equipas Prováveis

Postado Por: with Sem Comentarios
Marco Paulo tenta Vencer

Marco Paulo orienta hoje o seu segundo jogo à frente do Belenenses, depois de ter empatado com o Portimonense no Restelo. Pela frente terá um Freamunde em zona de despromoção e que vem de três rondas sem vencer, com um ponto somado nas mesmas. Se triunfarem hoje, os capões alcançam o Belenenses.

Equipas Prováveis:

Complexo Desportivo do SC Freamunde
Árbitro: Bruno Paixão [AF Setúbal]

Freamunde
  • Assis; Vasco Campos, Luís Pedro, Sérgio Nunes e Serginho; Brandão, Bruno Magalhães e Pedro Moita; Marco Matias, Bock e Pedro Henrique

Outros convocados: Tó Figueira, Batista, Hélder Sousa, Zé Alberto, Babo, Pedrinho, Luciano, Horácio e Machado

Treinador: Nicolau Vaqueiro

Belenenses
  • Coelho; Duarte Machado, Pedro Ribeiro, Rafael Santos e André Pires; Fernando Ferreira, Rodrigo António e Victor Silva; Miguel Rosa, Waldir e Rui Varela

Outros convocados: Paulo César, Zazá, Sidnei, Koukou e Tomané

Treinador: Marco Paulo

Abc vence Delta Belenenses e garante Fase Final

Postado Por: with Sem Comentarios
Já é conhecida a distribuição das 12 equipas pelos grupos A e B para a fase final

O ABC de Braga venceu esta tarde o Delta Belenenses por 19-29, em jogo da 21.ª e penúltima jornada da fase final do Andebol 1. Com este triunfo, os bracarenses asseguraram a presença no grupo A da fase final, na companhia de FC Porto, Sporting CP, SL Benfica, Águas Santas e Madeira SAD.

No jogo desta tarde, realizado em Belém, os comandados de Carlos Resende permitiram uma melhor entrada do Belenenses que passou aos cinco minutos com dois golos de vantagem (2-4). Uma boa reação dos bracarenses levou-os ao comando do marcador aos 10 minutos (4-5), situação que não mais viriam a desperdiçar. Ao intervalo, os bracarenses venciam já por expressivo 9-15. No segundo tempo, manteve-se a toada do jogo, e aos 45 minutos a vantagem tinha sido ampliada até aos oito golos (15-23), desnível que se acentuaria até ao final, com o ABC a rubricar uma vitória expressiva por 19-29.

No Casal Vistoso, o Sporting não sentiu quaisquer dificuldades em confirmar o seu favoritismo, vencendo o AC Fafe por 34-19 (16-8), enquanto no Dragão Caixa o F.C. Porto Vitalis ultrapassou, igualmente sem dificuldade, o Sporting da Horta (43-31).

Finalmente, e no que se refere aos quatro jogos realizados este sábado, o Maia ISMAI rubricou a terceira vitória no campeonato, derrotando o São Bernardo por 34-30.

Empate com Casa Pia no Restelo

Postado Por: with Sem Comentarios
Em jogo a contar para a Fase da manutenção Sul do Campeonato da Divisão, a nossa equipa de juniores não conseguiu vencer o Casa Pia, no Restelo.

O resultado de 1-1 não espelha o que realmente aconteceu dentro das 4 linhas. A nossa equipa dominou o jogo, do principio ao fim, mas o golo de Wilson Silva não chegou para vencer.

Com este empate estamos a três pontos da liderança, após a terceira jornada desta fase.

O próximo jogo é em Loulé, com o Louletano, no próximo dia 3 de Março.

Desejamos toda a força aos jogadores e equipa técnica para nos trazerem uma vitória do Algarve.

Natação no site oficial do Clube

Postado Por: with Sem Comentarios
A nossa Natação continua a merecer destaque no site do Clube, como é o caso da notícia sobre o Meeting do Estoril, com grande desenvolvimento no interior. O nosso reconhecimento aos editores do Site.

Consulte:

Orgulho em toda a secção de Andebol

Postado Por: with Sem Comentarios
Apesar da derrota no Pavilhão Acácio Rosa todos os adeptos do Belenenses sentem um enorme orgulho em todos os jogadores, equipa técnica e directores da modalidade pelo grande espectáculo proporcionado.

No jogo de ontem a nossa equipa entrou muito bem no jogo e passou aos cinco minutos com dois golos de vantagem (2-4). Mas até ao intervalo não segurámos a vantajem e o resultado marcava 9-15.

No segundo tempo, manteve-se a toada do jogo, e aos 45 minutos a desvantagem tinha sido ampliada até aos oito golos (15-23). O resultado final ficou em 19-29.

Com este resultado não conseguimos o apuramento para o Grupo A, mas sabemos que todo o plantel irá dignificar a nossa camisola no Grupo B.

Não esquecendo que ainda falta disputar a Final Four da Taça de Portugal.

Primeira final europeia da nossa história

Postado Por: with Sem Comentarios
As nossas jogadores continuam a fazer história no País de Gales com a camsisola do Belenenses.

Depois de no jogo de abertura do Eurohockey Indoor Club Challenge Women, a nossa equipa de Hóquei de Sala Feminino ter conquistado a primeira vitória europeia para o Hóquei do Belenenses, hoje conseguiram mais dois excelentes resultados que garantiram a presença na final do Eurohockey.

Nunca é tarde para lembrar que esta competição é equivalente à Liga dos Campeões para o futebol.

No primeiro jogo de hoje as nossas jogadoras venceram a equipa do valhalla, da Suécia, por 7-2. Ao intervalo a nossa equipa já vencia por 3-1, com dois golos de Vanda Pereira e um de Anna Lindberg. Na segunda parte a nossa superioridade manteve-se e as mesmas jogadoras completaram, ambas, um hat-trick cabendo a Ruth da Cunha completar o resultado final.

No segundo jogo do dia a nossa equipa defrontou as anfitriãs do Dowlais LHC. Num pavilhão adverso a nossa equipa entrou muito concentrada mas sofreu um golo logo aos dois minutos. A nossa reacção foi excelente e aos 10 minutos empatámos a partida. Até final da primeira parte a equipa da casa voltou a marcar e, ao intervalo, o resultado marcava 1-2 para as gaulesas. Na segunda parte fomos bem superiores mas a bola teimava a não entrar na baliza contrária. Até que aos 27 minutos Denise dos Santos marcou o golo do empate e garantiu-nos, a presença na final do Eurohockey Indoor Club Challenge Women.

É a nossa primeira final equropeia, por isso apelamos a todos os adeptos do Belenenses e portugueses que vivam no Reino Unido para se deslocarem ao pavilhão Merthyr Tydfil Leisure Centre, perto de Cardiff, e levarem uma bandeira do Belenenses e de Portugal para incentivarem as nossas jogadoras a conquistar mais um troféu europeu para Portugal.

Força meninas, mantenham essa garra!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Lista de Convocados e nomeação dos Árbitros

Postado Por: with Sem Comentarios
Para o jogo de amanhã contra o Freamunde o técnico Marco Paulo convocou os seguintes atletas:

Guarda-Redes: Coelho e Paulo César

Defesas: Duarte Machado, Zázá, Pedro Ribeiro, Rafael Santos e André Pires

Médios: Victor Silva, Fernando Ferreira, Sidnei, Rodrigo António, Koukou e Miguel Rosa

Avançados: Waldir, Rui Varela e Tomané

Bruno Paixão foi nomeado para arbitrar o jogo, referente à 20ª jornada da Liga Orangina, entre Belenenses e Freamunde.

A partida está agendada para amanhã, dia 26 de Fevereiro, às 15 horas no CD do Freamunde.

Dados do Àrbitro:


Assistentes:
António Godinho e Rui Teixeira

4º Arbitro:
Tiago Antunes

Observador:
Mário Graça

Delegados:
Alcino Campos e José Domingues

Entusiasmo em Belém

Postado Por: with Sem Comentarios
Mais de três mil convites enviados pelo Facebook

O Pavilhão Acácio Rosa é sobejamente conhecido pelo ambiente excecional criado pelos adeptos do Belenenses no apoio às suas equipas. Mas, desde há algum tempo, o recinto não tem enchido, pelo que os jogadores do clube do Restelo encontraram um fórmula inovadora para o tão ambicionado reencontro, sugerindo a presença no jogo decisivo de hoje (18 horas), frente ao ABC, de enorme importância quanto à luta pelos seis primeiros lugares da poule regular, que apura para o Grupo A da fase final do campeonato.

Tiago Fonseca, de 29 anos, é um dos andebolistas mais carismáticos do Belenenses, explicando os passos dados pela secção para congregar os adeptos: Convencemos a direção a não cobrar os bilhetes e, depois, contactámos os adeptos e amigos de todas as formas para voltar a ver o Acácio Rosa como eu já vi. Foi um privilégio que os jogadores mais novos ainda não tiveram. Mas está tudo bem encaminhado, pois já foram enviados mais de três mil convites pela rede social do Facebook!

Antevisão e Convocatória para o Belenenses - AMSAC

Postado Por: with Sem Comentarios
Depois deste mês e meio sem jogos oficiais e dos reajustes no plantel, como está o grupo de trabalho?
"Penso que a equipa está bem. Aproveitámos este período de tempo para consolidar processos e para fazer uma plena integração dos novos elementos. Houve uma evolução positiva. Estamos em boas condições e optmistas para o próximo jogo e para a nova fase que agora se inicia".

Como vê o jogo de Domingo [às 17:00] com o AMSAC?
"É um jogo importante. Queremos chegar aos play-off, tal como o adversário quererá. Não podemos facilitar, pois não temos margem de erro. Para atingir os nossos objectivos, temos mesmo de ganhar estes jogos em casa".

Já é conhecida a convocatória do Belenenses para a o jogo da 18ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal que se disputa este domingo pelas 17 horas no Pavilhão Acácio Rosa frente à equipa do AMSAC.

A preparação do encontro ficou ontem concluída, tendo o técnico Alípio Matos chamado os seguintes 12 atletas.

Lista de convocados:
Guarda Redes: Marco Mateus e José Carlos

Jogadores de campo: Dario, Giló, Tiago Carvalho, Daniel Borges, Anilton, Felipe Simas, Bruno Pinto, Nuças, Drula e Erick.

Meeting Internacional de Lisboa

Postado Por: with Sem Comentarios
Uma semana depois do Meeting do Estoril, está já aí o IV Meeting Internacional de Lisboa, que tem lugar este fim de semana no Complexo de Piscinas do Jamor. Estão inscritos 268 nadadores, em representação de 41 clubes, 5 dos quais estrangeiros.

De assinalar que 20 clubes são de fora da AN Lisboa, assegurando uma boa cobertura do território nacional. A competição vai ter muito bom nível, já que a lista de inscritos inclui muitos nadadores de topo, portugueses e estrangeiros.

As sessões da manhã estarão dedicadas às Eliminatórias e nas sessões da tarde teremos as Finais (A e B).

Infelizmente alguns dos nossos mais promissores atletas estão doentes, casos da Rita e do Afonso e temos tambem tido a Joana sobrecarregada com questões académicas. Mas o grupo que vai estar presente não deixará de, mais uma vez, representar muito bem as cores do CFB.

Assim, a nossa representação, acompanhada pelo treinador Pedro Vasconcelos, está a cargo de:
  • Isabel Abreu - 50L, 100L e 200L
  • Vera Vilaça - 200L e 200M
  • Inês Ramos - 100C e 200C
  • Francisco Quintas - 100B, 200B e 4x100E
  • António Rebolo - 50B e 4x100E
  • Miguel Moreira - 50L e 4x100E
  • Miguel Saraiva - 4x100E

Consulte toda a informação relevante (Regulamento, Inscrições, Resultados em Directo, etc) no link seguinte - Meeting de Lisboa / Microsite do Meeting.

Vitória no jogo de abertura do Eurohockey

Postado Por: with Sem Comentarios
No jogo de abertura do Eurohockey Indoor Club Challenge Women - Dowlais 2012 a nossa equipa de Hóquei de Sala Feminino venceu a equipa belga por 6-4.

No final da primeira parte estávamos a perder por 2-1, mas o segundo tempo foi totalmente dominado pela nossa equipa que inverteu o resultado.

O técnico Alberto Mateus não escondeu o seu contentamento e no sms, que enviou de Cardiff, escreveu "entramos com o pé direito... Primeira vitória europeia para o Hóquei do Belenenses. Ganhámos por 6-4".

O segundo jogo não correu tão bem como o primeiro mas a derrota por 11-2 com a equipa russa do Voiga Telekom não deve ser considerado uma desilusão já que as nossas jogadoras realizaram um bom jogo.

Finalizado o primeiro dia da prova estamos em segundo lugar e com fortes possibilidades de conquistarmos uma posição que nos permita passar à segunda fase.

Lembramos que esta competição é jogada num grupo onde todas as 5 equipas jogam entre si e os 4 primeiros classificados passam para a 2ª fase.

Força equipa e continuem com a mesma garra.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Duplo "duelo" com o Casa Pia

Postado Por: with Sem Comentarios
As nossas equipa de Juniores e Juvenis vão "esgrimar" forças com o Casa Pia neste fim de semana. Duas vitórias garantem-nos excelentes perspectivas nas competições.

A equipa de Juniores protagoniza no próximo sábado, 25 de Fevereiro às 15 horas, no Campo de jogos Major Baptista da Silva (Campo nº. 2), o primeiro "duelo". Em caso de vitória dexamos o rival directo a 11 pontos na 2ª Fase Manutenção Zona Sul.

O segundo "duelo" é protagonizado pelos nossos juvenis e terá lugar no Campo nº 3 do Estádio de Pina Manique no Domingo, 26 de Fevereiro às 11 horas. Depois da excelente vitória com o Sporting e, em caso de vitória, damos um passo de gigante rumo á 3ª Fase, feito que é inédito no historial do nosso Clube.

O apoio de todos os adeptos é fundamental para incentivar os nossos jovens jogadores a conquistarem as vitórias nos respectivos duelos.

Belenenses na Seleção Distrital Sub-20

Postado Por: with Sem Comentarios
O nosso clube vai estar representado na Selecção Distrital de Sub/20 com 3 jogadores convocados para mais um treino de Triagem para o Torneio Inter-Associações a realizar em Évora de 2 a 4 de Março de 2012.

O referido treino vai realizar-se no dia 28-02-2012 (3ª feira) às 19 horas no pavilhão do C.F. Sassoeiros.

Jogadores Convocados:

Belenenses: André Ribeiro, Bruno Pinto e João Marques

Sporting: André Galvão, Bruno Santos, Carlos Ribeiro, Gonçalo Portugal, Ivo Oliveira, Miguel Castro e Ruben Santos

Leões de Porto Salvo: Ângelo Valente e Bruno Gouveia

Benfica: Ricardo Semedo

Cascais: Hugo Alexandre

Infantado: Rudson Almeida

Loures: Filipe Nuno

Quinta dos Lombos: João Duarte

Portela: Nilson Miguel

Vila Verde: Marcos Tavares

Fonsecas e Calçada: Bruno Gonçalves

Meeting do Estoril - Isabel com Medalhas de Ouro e Rebolo de Prata

Postado Por: with Sem Comentarios
Issy no Pòdio dos 100C

O XVII Meeting Internacional do Estoril decorreu nas Piscinas da Alapraia no passado fim de semana.

O Belenenses, que tem uma longa tradição de bons resultados neste Meeting, esteve muito bem representado por 8 atletas, destacando-se as concludentes vitórias da Isabel nos 100C e nos 100L e o segundo lugar do Rebolo nos 100C. Alem destes lugares de honra, merecem referência a participação em 8 Finais (Isabel, Rebolo, Rita e Afonso, todos com 2 Finais cada) e a obtenção de 7 novos máximos pessoais.

As melhores performances individuais dos nossos nadadores foram:
  • Isabel Abreu - 100L - 58,98 - 648 pts
  • Isabel Abreu - 100C - 1.07,97 - 536 pts
  • Rita Costa - 200E - 2.33,59 - 533 pts
  • Afonso Ribeiro - 100L - 55,78 - 522 pts
  • António Rebolo - 100C - 1.01,06 - 514 pts

Resultados:


Resultados do 1º Dia, Manhã - Eliminatórias:

100C Fem, E1 (9):
  • Isabel Abreu - - 1.10,38 - 483 pts (34,08) - Ap. Final

100C Fem, E2 (15):
  • Rita Costa - - 1.11,21 - 466 pts (34,83) - Ap. Final

100L Masc, E2 (13):
  • Afonso Ribeiro - - 56,22 - 510 pts (26,87) - Ap. Final

100M Fem, E3 (16):
  • Vera Vilaça - - 1.13,75 - MP por 0,05s - 415 pts (35,77)

100B Masc, E2 (12):
  • Francisco Quintas - 12º - 1.12,88 - MP por 0,46s - 444 pts (34,39)


Resultados do 1º Dia, Tarde - Finais:

100C Fem, E1 (8):
  • Isabel Abreu - - 1.07,97 - MP por 0,43s - 536 pts (33,22 - MP por 0,45s)

100C Fem, E2 (8):
  • Rita Costa - - 1.10,09 - 489 pts (33,84)

100L Masc E2 (8):
  • Afonso Ribeiro - 8º - 55,78 - 522 pts (27,16)

100B Masc, E1 (8):
  • António Rebolo - - 1.09,66 - MP por 0,81s - 508 pts (32,02)

Resultados do 2º Dia, Manhã - Eliminatórias:

200E Fem, E2 (10):
  • Rita Costa - - 2.34,88 - 520 pts (33,23) - Ap. Final

100C Masc, E1 (10):
  • António Rebolo - - 1.04,09 - 445 pts (30,67) - Ap. Final

100L Fem, E1 (13):
  • Isabel Abreu - 1ª - 1.01,59 - 568 pts (29,78) - Ap. Final

100M Masc, E2 (14):
  • Afonso Ribeiro - - 1.01,35 - 493 pts (29,26) - Ap. Final

4x50L Misto (10):
  • CFB - 10º - 1.55,15 - 345 pts
  • (Moreira - 25,40 - MP por 1,27s/Vera - 31,04/Martim - 31,27/Issy - 27,44)

Resultados do 2º Dia, Tarde - Finais:

200E Fem, E2 (8):
  • Rita Costa - - 2.33,59 - 533 pts (32,58 - MP por 0,34s)

100C Masc, E1 (8):
  • António Rebolo - - 1.01,06 - 514 pts (29,44)

100L Fem, E1 (8):
  • Isabel Abreu - - 58,98 - 648 pts (28,63)

100M Masc, E2 (8):
  • Afonso Ribeiro - - 1.02,20 - 473 pts (29,02)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Benfica conformou favoritismo e bateu o Belenenses

Postado Por: with Sem Comentarios
O F.C.Porto Vitalis venceu esta noite o Águas Santas por 24-29, em jogo da 20.ª jornada ao Andebol 1. Ao intervalo, os pupilos de Ljubomir Obradovic já seguiam na frente do marcador (12-14), depois de um primeiro tempo em que chegaram a ter várias vantagens de quatro golos.

No segundo tempo asistiu-se a uma reação da equipa da casa, que chegou por várias vezes à desvantagem mínima, ma so FC Porto reagiu bem e entrou nos cinco minutos finais com quatro golos de vantagem (22-26), margem que ainda conseguiria ampliar até ao final.

Na Luz, o SL Benfica não sentiu qualquer dificuldade em ultrapassar o Delta Belenenses e ao intervalo (18-8) o vencedor estava encontrado.

Nos Açores, o Sporting da Horta entrou de maneira fulgurante, chegou a ter vantagens de cinco golos (9-4, aos 17 m.) e foi para o descanso a vencer por 14-12. O Sporting só conseguiu passar para a frente do marcador aos 36 m. (16-17) e a partir daí nunca mais deixou o comando do marcador, acabando por triunfar por expressivo 28-34.

Resultados dos jogos da 20.ª jornada:
  • Águas Santas- FC Porto Vitalis, 24-28
  • SL Benfica - Delta Belensnses, 35-21
  • Sp. Horta - Sporting CP, 28-34.

Nota: Recorde-se que já se disputaram os jogos Madeira SAD - São Bernardo (36-28); ABC de Braga -Maia ISMAI (32-27) e AC Fafe - Xico Andebol (18-20).

Vitória sobre o Fabril

Postado Por: with Sem Comentarios
Aproveitando a paragem do campeonato, a nossa equipa recebeu no Pavilhão Acácio Rosa a equipa do Fabril actual líder isolado da Divisão série B tendo vencido por 5-1.

Tratou-se de um bom treino sempre jogado com intensidade por parte das duas equipas e onde a nossa equipa acabou por se superiorizar na segunda metade sempre com excelente réplica da equipa orientada por Naná.

Destaque para os 3 golos apontados por Anilton.

Belenenses: Zé Carlos (Gr), Tiago, Anilton, Simas, Nuças e Erick 
Jogaram ainda: Dario, Regufe, Daniel, Drula e Marco (Gr)

Treinador: Alípio Matos

Venha apoiar o nosso Basquetebol!

Postado Por: with Sem Comentarios

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Plano de preparação para jogo com o Freamunde

Postado Por: with Sem Comentarios
Após o jogo com o Portimonense, o nosso plantel voltou ontem ao Restelo para dar início ao plano de treinos para preparar o jogo referente à 20ª jornada da Liga Orangina. O adversário é o Freamunde e a partida está marcada para domingo, dia 26 de Fevereiro, às 15 horas em Freamunde.

Após a sessão de ontem o nosso plantel tem marcadas, para hoje, duas sessões de treino no Estádio do Restelo. A da manhã tem inicio às 10 horas enquanto que a da tarde começa às 15 horas.

Amanhã o nosso plantel irá realizar uma sessão de treino às 15 horas também no Estádio do Restelo.

Na 6ª feira os nossos jogadores irão realizar, novamente, uma sessão de treinos que terá inicio às 10 horas no campo nº2 (Campo de Jogos Major Baptista da Silva).

No Sábado está marcada, para as 10h30, uma sessão de treinos no Estádio. Após a mesma será divulgada a lista de convocados para o jogo de Domingo. Após o almoço os jogadores convocados irão sair do Restelo de autocarro com destino ao Porto. A viagem está marcada para as 15 horas.

Informamos que os treinos podem ser alterados em função dos interesses da equipa.

Todo o apoio ao plantel é fundamental para, juntos, conseguirmos conquistar mais uma vitória. Por apenas 17€, sócios da Fúria Azul, ou 19€ não sócios vá a Freamunde apoiar o Belenenses.

Todos os interssados podem inscrever-se por telemóvel pelo número 912 189 129. A partida está marcada para as 8 horas de domingo.

Juvenis voltam ás Vitórias

Postado Por: with Sem Comentarios
Realizou-se no Pavilhão Acácio Rosa o jogo da 21ª Jornada do Campeonato Distrital de Juvenis da A. F. de Lisboa, que colocou frente a frente a nossa equipa e o conjunto da A.M. da Portela que terminou com a vitória dos nossos jovens por 4-2.

Foi um jogo onde a nossa equipa equipa regressou às vitórias, após 3 resultados menos conseguidos.

Com a equipa quase completa à excepção de David Oliveira que se encontra lesionado, foi possível mostrar a nossa superioridade de uma forma evidente, apesar de apenas na 2ª parte termos conseguido ser constantes na nossa exibição.

Na 1ª metade, apesar de termos entrado bem na partida, mostrámos alguma intranquilidade e muito desacerto na finalização, no entanto criámos várias situações de perigo para a baliza do adversário e aos 12 minutos conseguimos fazer o nosso 1º golo através de Paulo Guerreiro após uma boa combinação com Diogo Carvalho.

Nesse período tivemos oportunidade de dilatar o marcador por 2 vezes mas acabámos por não conseguir. A partir desse momento, tivemos alguns momentos de desconcentração e desorganização defensiva o que permitiu ao adversário chegar ao golo do empate após uma perca de bola.

A equipa da Portela fazia demasiadas faltas e foi sem surpresa que aos 28 minutos da 1ª parte atingiram a 6ª falta que deu origem a um livre de 10 metros que foi muito bem aproveitado por André Ribeiro para com um remate forte e colocado, colocar a nossa equipa novamente em vantagem.

Pensávamos que a 1ª parte ficaria por aqui, contudo, voltámos a facilitar e após mais um erro da nossa parte sofremos o golo do empate no ultimo minuto da 1ª metade.

A 2ª parte não teve grande história, uma vez que a nossa equipa entrou determinadíssima para ganhar o jogo.

A Portela limitava-se a defender com a 1ª linha bastante recuada e a tentar criar perigo apenas em transições. Neste período estivemos bastante bem, circulando a bola muito mais rápido e com decisões muito mais acertadas, as situações de perigo para a baliza adversária surgiam com naturalidade e aos 39 minutos Guilherme Santos colocou a nossa equipa em vantagem com um bom golo.

O adversário recorria imensas vezes à falta para nos travar mas foram impotentes para evitar novo golo de Guilherme Santos que colocou um ponto final acerca do vencedor da partida, porque apesar de estar a perder, o adversário não alterou a sua estratégia e continuou a defender bastante.

Até ao final do jogo criámos mais 4 claras oportunidades de golo mas não conseguimos marcar. A equipa está de Parabéns pela vitória mas essencialmente pela boa 2ª parte conseguida. É evidente que estes miúdos têm grande qualidade e podem melhorar ainda mais.

Destaque para as boa exibição de Diogo Carvalho e para os dois golos decisivos de Guilherme Santos.

Belenenses: Belchior (Gr), Paulo Guerreiro, Pedro Cravinho, André Ribeiro e Guilherme Santos 
Jogaram ainda: David Gabriel, Diogo Mota, Diogo Carvalho, Cláudio Domingos e Luís Desidério 

Treinador: Pedro Marques

José Pinto: primeiro recorde de 20 km faz 30 anos

Postado Por: with 1 Comentario
José Pinto competindo em pista em 1982.
Foto: Arquivo da revista «Os Belenenses»

Nesta mesma data de 21 de Fevereiro, mas em 1982, José Pinto estabeleceu o primeiro recorde nacional de 20 km marcha da sua colecção. O feito aconteceu em Alenquer na sequência de uma vitória com 1.30.40 h no grande prémio local e permitiu ao mais consagrado desportista da história do Belenenses superar a marca que quase dois anos antes (20/4/1980) Paulo Alves (CF Santa Iria) estabelecera na vila mineira da Urgeiriça, então com 1.34.05 h.

Os dois primeiros recordes nacionais da distância tinham sido pertença de Luís Dias, alcançados na vila-fetiche da Urgeiriça. Primeiro, com 1.46.00 h (18/6/1978); depois, 1.38.58 h (22/4/1979). Ao benfiquista seguiu-se o santa-iriense Paulo Alves, actual coordenador nacional do Desporto Escolar, com 1.38.02 h, em Lisboa a 23/3/1980, e a já referida marca de Abril desse ano.

A marca de José Pinto em Alenquer veio abrir uma nova fase na marcha portuguesa, já que um mês volvido, a 28 de Março, o belenenese viria a conseguir pela primeira vez entre os marchadores portugueses mínimos para uma grande competição internacional, os europeus de Atenas de 1982. Foi em Beja que José Pinto concretizou um sonho que à entrada para a última volta do Grande Prémio Pax Julia parecia impossível. Quando já ninguém parecia acreditar, Pinto arrancou uma volta final à sua maneira e terminou com 1.28.50 h, novo recorde nacional e mínimos por 10 segundos para os campeonatos da Europa. Já o seu companheiro em toda aquela prova, o sempre irrepreensível Hélder Oliveira, falhou aqueles mínimos por escassos dois segundos.

José Pinto permaneceria na posse ininterrupta do recorde nacional dos 20 km marcha até 13 de Junho de 1987, dia em que o jovem José Urbano, então a representar o Olivais Sul, alcançou em Lisboa um novo máximo nacional, com 1.24.49 h. José Pinto responderia dois anos mais tarde, em 7 de Maio de 1989, obtendo no Montijo 1.24.05 h, após luta titânica entre os dois rivais pela vitória nesse grande prémio montijense. Mas três semanas depois José Urbano retiraria definitivamente José Pinto da posse do recorde dos 20 km, ao alcançar em L'Hospitalet, durante a Taça do Mundo de Marcha, 1.22.19 h.

Com aquela marca «inaugural» de Alenquer, em 1982, José Pinto abriu uma nova era na marcha portuguesa, iniciando um reinado que se prolongou quase até ao final da década. O actual recorde nacional está cifrado em 1.20.09 h e foi obtido por João Vieira em Gotemburgo a 8 de Agosto de 2006, durante os Campeonatos da Europa de Atletismo. Resta agora esperar que algum dos mais destacados marchadores portugueses baixe pela primeira vez a barreira da hora e vinte, feito que muito honrará o seu autor e ajudará a ilustrar uma evolução em que alguns dos mais importantes contributos foram dados por José Pinto, marchador do Belenenses, figura da maior grandeza no desporto português.

Notícia retirada do blogue "O Marchador"
← Mensagens mais recentes Mensagens antigas → Página inicial