terça-feira, 17 de junho de 2014

Futebol Feminino: Entrevista a Nuno Ferreira

Postado Por: with Sem Comentarios
Boa Tarde Nuno,

Antes de mais deixe me mais uma vez dar lhe as boas vindas a este magnifico clube. Peço lhe que, antes de lhe colocarmos algumas questões, se apresente “informalmente” e resuma um pouco os dos seus gostos e passatempos para além do futebol.
Boa Tarde, antes demais gostaria de agradecer por esta entrevista. 

Sou uma pessoa simples, casado, com 4 filhotes. Adoro musica, ir a concertos, gosto muito de musica alternativa, Indie e coisas desse género (coisas pouco conhecidas), toda a cultura punk, gótica e underground fascina-me. Gosto de tocar guitarra e quando tenho tempo vou para os estúdios com os amigos tocar e gravar. Sou fanático por cinema, adoro filmes de terror série B e não só. Consigo identificar alguns filmes dos anos 80/90 que marcaram a minha vida, Breakfast Club, The Lost Boys, Stand by me, Almost Famous etc, a minha série preferida continua a ser Supernatural (Sobrenatural), embora o Walking Dead esteja a subir uns pontos. Nos Estados Unidos e Canada enquanto lá estive a treinar acompanhei uma série chamada Sleepy Hollow. Além disso adoro Stand Up Comedy! Gosto de praia e fazer Bodyboard, embora o tempo seja cada vez mais escasso.

Focando-nos um pouco mais no Futebol, qual o seu percurso neste meio? E no futebol feminino?
Comecei a minha carreira no Paroquial da Brandoa (5 épocas), depois mudei para o Estrela da Amadora (1 época), SL Benfica (5 épocas), CAC (1epoca). Enquanto estive no SLB assumi em simultâneo a equipa de Juniores do Tenente Valdez (época e meia). A nível internacional passei um tempo na Geórgia mas não me adaptei. Estive um ano nos Estados Unidos ao serviço da PFC/MK Sirocco, academia com a qual ainda colaboro, e no Canada estive ao serviço do FC Liverpool, através da Premiership Academy, tendo saído com contrato para ser seleccionador regional de Montreal e Coordenador técnico de um clube local (Ile Bizard). Ao nível de futebol feminino, fui Seleccionador Distrital de Lisboa em 2012, depois fui convidado para ir para os Estados Unidos no qual treinei equipas de competição femininas. Depois no Canada, também tive o prazer de trabalhar com equipas de competição femininas. Regressei em Janeiro deste ano a Lisboa e em Abril assumi o comando técnico do Belenenses. Estou orgulhoso de ser dos poucos treinadores portugueses, talvez o único, que teve oportunidade de treinar futebol feminino nos Estados Unidos (potência numero 1) e no Canada (outra grande potência).

Centrando a nossa atenção na sua chegada ao nosso magnifico clube, como teve conhecimento deste projecto, desta equipa?
Quando a equipa de futebol feminino do Belenenses nasceu, eu estava ao serviço do FC Liverpool no Canada, mas sempre fui acompanhando o que se passava em Portugal. Fui lendo através das redes sociais o nascimento deste projecto e percebi logo que algo de muito positivo estava a nascer. Achei brilhante o facto de o Belenenses ter apostado no futebol feminino.

Fazendo um pouco uma retrospectiva, qual a sua ideia deste projecto e desta equipa antes de começar a trabalhar com a equipa e agora que já está na liderança e em competição?
Antes de assumir oficialmente a equipa tive oportunidade de assistir aos últimos jogos e alguns treinos. Tendo em conta que esta equipa nasceu em três semanas, não se poderia esperar grandes coisas, ainda assim felicito o meu antecessor e plantel por terem terminado em 3º lugar. Naturalmente encontrámos um plantel desequilibrado com poucas soluções nalguns sectores, outro problema que identificamos foi a assiduidade aos treinos. Fizemos o diagnóstico e aplicamos o nosso plano. Em pouco tempo reforçamos a equipa com três jogadoras para três posições chaves. A assiduidade aos treinos subiu radicalmente e aliado a isto, a nossa metodologia de treino que privilegia bastante a intensidade começou a dar frutos. Estamos a disputar a Taça de Promoção, afastamos o Estoril e Quintajense com vitórias expressivas (3-0 e 5-1), estamos nos 4ºos finais da competição e queremos ganhar a Taça de Promoção, embora o nosso grande objectivo seja preparar a próxima época.

O que destaca nesta equipa?
O espirito competitivo destas atletas. Apesar de haver algumas lacunas técnicas, esta equipa tem um espirito guerreiro muito acima da média, fazendo me lembrar uma equipa que treinei nos Estados Unidos. Temos atletas que vem de outras modalidades e que se destacaram nelas (Triatlo, Rugby, Andebol, Desportos de Combate), muitas delas trazem um espirito competitivo que as torna insuperáveis. Além de tudo isto, são muito humildes e trabalhadoras, conhecem os seus limites e estão sempre dispostas a subirem de nível.

O que, como treinador principal desta equipa, ambiciona e idealiza para a próxima época?
Queremos subir de divisão com a equipa sénior e tentar ir o mais longe possível na Taça de Portugal. Estamos a criar a equipa de Sub-19 que irá disputar o campeonato distrital e queremos vencer também essa competição. Estamos a fazer esforços para que o Belenenses a curto/médio prazo seja uma referência no futebol feminino em Portugal. Vamos colaborar e manter sempre boas relações com a FPF e AFL. No Belenenses, trabalhamos e potenciamos as jogadoras para também elas estarem ao serviço das várias Selecções Nacionais e Distritais. Tenho a certeza que os nossos seleccionadores nacionais e distritais virão recrutar às nossas equipas jogadoras a curto/médio prazo.

Obviamente que iremos fazer ajustes no plantel, haverá entradas e saídas. Temos boas relações com alguns clubes vizinhos, que irão ficar com as jogadoras que não vão ficar no nosso plantel na próxima época. Em relação às entradas, algumas jogadoras já foram apresentadas, outras irão muito em breve ser apresentadas, sabemos quais as jogadoras que interessam ao nosso projecto. O carácter e integridade para nós é o mais importante, e todas as atletas que irão juntar-se ao nosso balneário preenchem os requisitos mencionados, sabemos que podemos contar com elas. Às jogadoras apenas prometemos qualidade de trabalho e muita transpiração. Aqui não fazemos falsas promessas nem enganamos ninguém, atleta alguma entrará com titularidade anunciada, todas partem de igual, tanto as novas como as que vão ficar, confiamos em todas. Em agosto partem todas do zero.

Certamente outros clubes terão os mesmos objectivos que nós, assim sendo, vai ser um campeonato muito interessante, ganha o futebol. Da nossa parte podem contar connosco, não temos medo de assumir publicamente os nossos objectivos. Se eventualmente falharmos os nossos objectivos é porque as outras equipas foram melhores. Não nos irão ouvir lamentar com as arbitragens para justificar o nosso insucesso ou a cantar o fado porque não querem o Belenenses na 1ª divisão ou algo do género.

Sabemos que não trabalhará sozinho. Quem serão os seus braços direitos para alcançar esses objectivos?
Antes de mais estou super contente com actual estrutura técnico (Hugo, Claudia e Ricardo). Além da estrutura técnica, tanto o departamento clinico como coordenação e direcção tem estado ao nível da equipa. Equipa que ganha não se mexe. Com a criação da equipa de juniores, poderá haver uma ou outra alteração/entrada na estrutura técnica, mas em breve, será anunciado pelo clube a solução que nós encontrámos e que certamente vai ser a melhor para o nosso projecto. Tem sido uma simbiose perfeita de união e fidelidade porque estamos todos unidos ao projecto.

Nuno, desde já agradecemos a sua disponibilidade e sugiro que deixe uma mensagem a todas as jovens que pensem em jogar ou que joguem futebol, e vejam no Belenenses uma hipótese de carreira futebolística?
Eu recomendo o Belenenses porque tem uma equipa técnica qualificada e experiente, com muita boa dinâmica e que sabe potenciar e evoluir as jogadoras. Recomendo o Belenenses porque tem uma estrutura logística que zela pelo bem estar e pela integração das atletas. Recomendo o Belenenses porque é um grande clube, com um historial enorme, um clube que dá projecção a qualquer atleta e que neste momento será sempre um clube apetecível para jogadoras e treinadores.
← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 Comentário/s:

Enviar um comentário