Numa noite de fins de Agosto de 1919, num banco de jardim da Praça Afonso de Albuquerque, que se tornou no ponto preferido de reunião dos adeptos para a celebração das grandes vitórias do Belenenses, Artur José Pereira, o seu irmão Francisco Pereira, Henrique Costa, Carlos Sobral, Joaquim Dias, Júlio Teixeira Gomes, Manuel Veloso e Romualdo Bogalho, encetaram as primeiras démarches para a formação do "Belenenses".
O Dr. Virgílio Paula e o Eng.º Reis Gonçalves foram as primeiras individualidades a serem consultadas a tal respeito e a darem o seu caloroso e valioso apoio à iniciativa. Outras reuniões se fizeram, mais adeptos surgiram, a ideia tomou corpo, e, em 23 de Setembro de 1919, sob o "apadrinhamento" de Afonso de Albuquerque, se resolveu em definitivo a fundação de um clube que agrupasse sob uma só bandeira todos os rapazes do bairro de Belém, amantes e praticantes de futebol e de outras modalidades, ao qual foi dado um nome que não deixa dúvidas quanto à razão da sua existência: Clube de Futebol "Os Belenenses".”
Azuis, como referência ao mar azul e a Cruz de Cristo em invocação às Descobertas, de que Belém foi ponto de partida e regresso.
0 Comentário/s:
Enviar um comentário