sábado, 28 de agosto de 2010

Rugby: Entrevista com Rafael Simões

Postado Por: with Sem Comentarios
Publicado por: Rui Rebelo
____________________________________________________________________

Após uma época 2009/2010 muito preenchida (no seu primeiro ano como Sub-21 foi Campeão do escalão pelo Belenenses, estreou-se nos seniores azuis e alinhou pelo XV do Presidente), Rafael Simões aproveitou as férias de verão para experimentar o Rugby irlandês, na Academia Sub-20 do Ulster.

Entrevista:

" BB: Olá Rafa. Sabemos que estás a passar uns meses na Irlanda, mais concretamente na província de Ulster (Irlanda do Norte). Antes de mais, como tem sido a experiência extra-Rugby?

Rafael: Olá Rui! Desde já obrigado por se lembrar de mim e dar a oportunidade de falar um bocado sobre esta grande experiência.
Falando na experiência extra-Rugby aqui, tem sido bastante proveitosa em todos os aspectos, na língua principalmente e na experiência de me ter que safar sozinho pois aqui tenho que cozinhar, lavar roupa, ir ao supermercado, mas também tenho a ajuda dos jogadores com quem estou a viver, que são bastante simpáticos e prestáveis.

BB: E no que se refere ao Rugby? Estás neste momento ligado à União provincial, ou a algum clube da província?

Rafael: Estou a treinar desde o principio com a academia do ulster Sub20.

BB: Como é que surgiu a oportunidade de treinadores e jogadores na Irlanda?

Rafael: A oportunidade surgiu através de conversas do Francisco Martins (manager da selecção portuguesa) com um senhor chamado Hamish Adams que conhece os os managers das grandes províncias Irlandesas como o munster, Ulster e leinster. Foi enviado o meu curriculum para estas 3 províncias e o Ulster gostou do meu curriculum e disse que seria uma boa oportunidade para mim vir fazer a pré-época com eles para evoluir tanto em termos físicos como técnicos. Tem vindo a provar-se que foi uma grande escolha!

BB: Tens sentido evolução no teu Rugby? Quero dizer, tens aprendido e evoluído como jogador? Se sim, em que sentidos?

Rafael: Tenho evoluído bastante em todas a áreas, tanto touche, mêlée, jogo corrido (tendo agora outras funções que não são as de segunda linha), defesa também, treinamos bastante a defesa. Sinto-me um melhor jogador.
Em termos físicos a evolução é muito significativa (6kg em 4 semanas)


BB: Que diferenças encontras entre o Rugby que estás a viver aí e o Rugby que deixaste em Portugal no fim da época passada, à parte do tamanho dos jogadores que aí encontraste?

Rafael: A diferença começa logo pelo ser profissional e o não ser, o que aqui não dá direito a faltar a um único treino! O Rugby aqui é um bocado diferente em todos os aspectos em relação a Portugal, começando pela comunicação(comunicam bastante mais que nós) passando para os movimentos que são bastante mais rápidos e os jogadores estão sempre bastante profundos. Em termos de fases estáticas, é uma questão de uma maior perfeição nos movimentos e rapidez principalmente na touche. Uma coisa bastante interessante que nós temos aqui que não vejo em Portugal é treinos de condição física que aconselho a termos rapidamente em Portugal!

BB: Em Setembro regressas a Portugal, certo?

Rafael: É verdade! Setembro estou de volta a terras lusas.

BB: Que expectativa trazes para a nova temporada, ao nível do Belenenses e da tua evolução nas selecções nacionais?

Rafael: A maior expectativa é jogar na posição que tenho jogado aqui (asa) tanto no Belenenses como nas selecções! E também continuar a evoluir cada vez mais o meu Rugby tanto com o novo treinador do Belenenses como com os treinadores da Selecções.

BB: Obrigado, Rafa. Bons treinos e bons jogos. "
← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 Comentário/s:

Enviar um comentário