terça-feira, 21 de setembro de 2010

Clube: 16 perguntas a Luís Bettencourt (Vice-Presidente) sobre a Piscina Olímpica

Postado Por: with Sem Comentarios
Publicado por: Rui Rebelo ____________________________________________________________________

1- A piscina olímpica do Belenenses acabou mesmo, ou ainda poderá haver hipóteses de voltar a f- uncionar?
Para já, acabou mesmo! Não temos capacidade financeira para manter em funcionamento uma infra-estrutura que dá um prejuízo tremendo. Seria suicida. Fechar a piscina foi a única alternativa. Era impossível mantermos a piscina sem cobertura, porque os custos do gás e electricidade são muito altos. Agora vem o tempo mais frio, não nos deixando margem de manobra.

2- Quanto custa a cobertura?
À volta de 100 mil euros.

3- E a manutenção do complexo aquático?
Chega aos 535 mil euros anuais...

4- E as receitas?
Cerca de 335 mil euros. Ou seja, temos um défice anual na ordem dos 200 mil euros.

5- Quanto custa requalificar o complexo e a cobertura da piscina?
Cerca de 300 mil euros. Não temos esse dinheiro. Até poderíamos ter avançado para propostas de leasing pela proximidade do fim do nosso mandato, mas temos de ter uma política de contenção. Temos de reduzir despesas de forma a não aumentar o passivo. Temos um mandato de 11 meses, estamos a tentar manter o rumo. Para nós até era fácil pedirmos empréstimos e depois endividávamos ainda mais o clube.

6- Há lojas arrendadas no Complexo ?
Sim. Três, mas é muito pouco !

7- O Belenenses tem alguma área hipotecada?
A única coisa que temos hipotecada é o triângulo da Repsol. O resto é tudo do Belenenses. Mas o pior é que não se pode fazer nada nestes terrenos.. É um problema de Câmara, que não nos deixa construir nada….

8- Pediram apoios externos?
Repare uma coisa: se houver vontade política, penso ser possível criar um acordo entre várias federações. O Restelo pode funcionar como um centro de alto rendimento, pois em Lisboa só há duas piscinas olímpicas, nos Olivais e Jamor. Haja vontade política e as coisas aparecem.

9- Como foi possível chegar a esta situação dramática nas piscinas ?
A culpa é de todos os que geriram o clube. As piscinas nasceram em 1993 e desde essa altura, dinheiro e receitas foram desviados para outras áreas do clube.

10- Alguém poderia ter colocado um travão nessa política ....
As coisas tornaram-se num ciclo vicioso de falta de manutenção. As instalações bateram no fundo por causa disso. A verdade é essa. Não foi por falta de avisos.o problema é que se deixou andar e foi dar a esta situação dramática.

11- Já têm entidades capazes de avançar para um possível negócio?
É muito possível que venhamos a ter alguém capaz de pegar no complexo de forma a rentabilizá-lo. Há esperanças que tal aconteça muito em breve…...

12- Pode saber-se quem ??
A seu tempos se saberá

13- As duas outras piscinas vão continuar a funcionar ?
Sim . sem problemas.

14- Quantas pessoas utilizam as piscinas ?
Cerca de 100 por dia, 3000 por mês ….

15- Mas em tempos os números eram outros ….
Sim mas com o aparecimento de uma piscina da Câmara e de health clubes na zona do Restelo tirou muita gente ao Belenenses. A competição é feroz e o Belenenses ressentiu-se disso. Não se soube dar a volta à situação.

16- E como foi a reacção dos nadadores de competição ao acabar com a modalidade ?
Logicamente não gostaram da nossa decisão, mas era a única saída possível para que o clube não acabasse. Lamento muito que tenha saído. Tenho um filho e dois netos que andaram aqui na natação. Esta decisão partiu-me o coração mas, reforço, não se poderia fazer mais nada .
← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 Comentário/s:

Enviar um comentário