domingo, 28 de agosto de 2011

Um olhar pelos nossos filiais: Clube de Futebol «Os Bucelenses»

Postado Por: with Sem Comentarios
Fundado a 15 de Setembro de 1929, o Futebol ClubeOs Bucelenses” é um dos mais antigos clubes desportivos do concelho de Loures. Originalmente, dava pelo nome de Bucelas Sport Clube, num contexto de Agremiação Desportiva.

Apesar das dificuldades causadas pela morte de um touro em 1927 (contra as leis do regime) numa praça construída em Olmo, onde hoje se situa o recinto de futsal do Clube, a primeira comissão, formada por Quitério, Caiado, João Mexia e António Amado Noivo (este último revelar-se-ia um grande presidente), conseguiu os seus intentos e fundou o Bucelas Sport Clube.

Assim, no dia 13 de Outubro de 1929, realizou-se o primeiro encontro de futebol do Bucelas Sport Clube com o Sport Clube de Montachique, em Montachique, cujo resultado foi de 2-4 a favor do Bucelas. Para este encontro, os jogadores equiparam-se num edifício anexo às instalações da Auto-viação Bucelense, cedido por Caiado, e o transporte até ao local do jogo foi em camioneta de caixa aberta cedida por Quitério. Faziam parte dessa primeira equipa nomes como Vasco Camilo Alves (guarda-redes), José Domingos, Casimiro Zuzarte, Augusto Guitarra, Filipe Pinota, Seis Dedos, Teófilo dos Santos, entre outros. Mais tarde, reforçada com Carlos Santos, João Inácio, Evaristo Campino, Miguel, José Ferreira, Álvaro Lima, Teodoro Pereira, Augusto Carvalho, Daniel Santos e muitos outros.

A Segunda Grande Guerra, de 1939 a 1945, apesar da neutralidade do nosso país, veio condicionar as actividades lúdicas, culturais e desportivas. A inevitável insegurança desmotivou as actividades desportivas criando um vazio no Bucelas Sport Clube entre 1940 e 1944, ano em que foi criada uma comissão reorganizadora presidida por Constantino Inácio, cuja perseverança e dedicação foi extremamente importante na vida do Clube.

Após quatro meses de trabalho, esta comissão apresentou, a 6 de Maio de 1944, além de um clube reorganizado, os Estatutos que viriam a ser aprovados neste mesmo dia em Assembleia-geral presidida por João Esteves Mexia e realizada na Sala das Sessões da junta de freguesia de Bucelas. Esta comissão decidiu inscrever o Clube como filial do Clube de Futebol Os Belenenses, ficando estipulado que o emblema seria um escudo com a Cruz de Cristo como o do Belenenses, mas com o brasão da vila de Bucelas, como consta dos referidos Estatutos, substituindo o emblema até então, passando o Clube a designar-se por Clube FutebolOs Bucelenses” em detrimento do Bucelas Sport Clube. Esta simpatia pelo Belenenses tinha origem na sua secção de ciclismo, onde corria um atleta da terra, Joaquim Manique (o Jaquim da gaita de beiços do filme Aldeia da Roupa Branca).

Actualmente, o Clube FutebolOs Bucelenses” é a filial nº 11 do Clube do Futebol Os Belenenses.
Foi também nesta Assembleia que foi eleito, por unanimidade, o médico do Clube, o Dr. Henrique Barbas de Albuquerque, cujo busto se encontra exposto no centro da vila em honra de quem muito fez pela população da freguesia. É neste contexto que é formado o corpo social do Clube, agora com a designação de Clube FutebolOs Bucelenses”.

O Clube Futebol “Os Bucelenses” é filiado na Associação de Futebol de Lisboa desde 22 de Agosto de 1947. Actualmente movimenta nas suas actividades cerca de 120 atletas com a participação de 42 elementos como directores, treinadores e colaboradores.

← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 Comentário/s:

Enviar um comentário