domingo, 23 de setembro de 2012

93º Aniversário: Local da nossa fundação

Postado Por: with Sem Comentarios
Numa noite de fins de Agosto de 1919, num banco de jardim da Praça Afonso de Albuquerque, que se tornou no ponto preferido de reunião dos adeptos para a celebração das grandes vitórias do Belenenses, Artur José Pereira, o seu irmão Francisco Pereira, Henrique Costa, Carlos Sobral, Joaquim Dias, Júlio Teixeira Gomes, Manuel Veloso e Romualdo Bogalho, encetaram as primeiras démarches para a formação do "Belenenses". 

O Dr. Virgílio Paula e o Eng.º Reis Gonçalves foram as primeiras individualidades a serem consultadas a tal respeito e a darem o seu caloroso e valioso apoio à iniciativa. Outras reuniões se fizeram, mais adeptos surgiram, a ideia tomou corpo, e, em 23 de Setembro de 1919, sob o "apadrinhamento" de Afonso de Albuquerque, se resolveu em definitivo a fundação de um clube que agrupasse sob uma só bandeira todos os rapazes do bairro de Belém, amantes e praticantes de futebol e de outras modalidades, ao qual foi dado um nome que não deixa dúvidas quanto à razão da sua existência: Clube de Futebol "Os Belenenses".” 

Azuis, como referência ao mar azul e a Cruz de Cristo em invocação às Descobertas, de que Belém foi ponto de partida e regresso.
Achei o texto acima:
← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 Comentário/s:

Enviar um comentário