segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Hoje celebramos o nosso 94º aniversário

Postado Por: with Sem Comentarios
O nosso clube nasceu, faz hoje 94 anos, num banco de jardim da Praça Afonso de Albuquerque, pela mão de várias personalidades, entre as quais Artur José Pereira.

Numa noite de fins de Agosto de 1919, num banco de jardim da Praça Afonso de Albuquerque, que se tornou no ponto preferido de reunião dos adeptos para a celebração das grandes vitórias do Belenenses, Artur José Pereira, o seu irmão Francisco Pereira, Henrique Costa, Carlos Sobral, Joaquim Dias, Júlio Teixeira Gomes, Manuel Veloso e Romualdo Bogalho, inicaram a formação do nosso clube.

Em 23 de Setembro de 1919 resolveu-se, em definitivo, a fundação de um clube que agrupasse sob uma só bandeira todos os rapazes do bairro de Belém, amantes e praticantes de futebol e de outras modalidades, ao qual foi dado um nome que não deixa dúvidas quanto à razão da sua existência: Clube de Futebol "Os Belenenses".” Finalmente fazia-se justiça aos pioneiros da Rua de Belém!

No futebol, entre outras conquistas muito significativas, para além de 3 Campeonatos de Portugal e 3 Taças de Portugal, a vitória no Campeonato Nacional, em 1945/1946, foi o momento mais significativo da nossa história.

Em 1933, o nosso clube era o mais poderoso clube de futebol em Portugal: tinha 3 Campeonatos de Portugal, tal como o Porto, contra 2 do Benfica, 1 do Sporting, 1 do Olhanense e 1 do Marítimo, e era também o clube com mais jogadores presentes na Selecção Nacional desde o início da atividade desta. Manteve esta posição até 1935, e a 2ª posição até 1951. Ainda hoje é o quarto clube com mais internacionalizações, com cerca do dobro do 5º classificado.

Temos muitos simpatizantes espalhados pelo mundo (ex. colónias portuguesas e comunidades emigrantes no estrangeiro). Prova disso são as casas e núcleos fora do país: Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Timor, Bélgica, Estados Unidos da América e Canadá. E temos cerca de 50 filiais e núcleos em Portugal continental e ilhas.

Parabéns a todos os belenenses. Queremos ao nosso clube, como se quer a uma pessoa de família. Amamos o Belenenses e comovemo-nos, com os seus triunfos. Choramos e afligime-nos com as suas derrotas.

O Belenenses é um clube que vive das almas. Todos Juntos e Unidos, por um clube maior.

Condecorações do nosso Clube
  • Instituição de Utilidade Pública;
  • Comendador da Ordem Militar de Cristo (5 de Outubro de 1933);
  • Oficial da Ordem de Benemerência (5 de Outubro de 1935);
  • Ordem de Benemerência da Cruz Vermelha;
  • Benemérito da Cruz de Malta;
  • Medalha de Mérito Desportivo;
  • Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa.

Consulte o nosso palmarés, clicando aqui.
← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 Comentário/s:

Enviar um comentário