segunda-feira, 23 de julho de 2012

João Meira: «Belenenses é um gigante adormecido»

Postado Por: with Sem Comentarios
Transcrevemos uma entrevista realizada por Francisco Favinha, em exclusivo para o Desporto Global.

A suspensão de oito meses por acusar positivo num controlo antidoping, deitou por terra a época transacta no Atlético, onde era o capitão. Saído da Tapadinha, o Belenenses apostou em João Meira para o ataque à subida de divisão.

Grato ao clube da Cruz de Cristo, o defesa, natural de Setúbal, está suspenso até Agosto, mas aposta tudo neste regresso aos relvados para ajudar o seu novo emblema.

Numa entrevista exclusiva ao Desporto Global, João Meira confidenciou estar surpreendido com a grandeza do Belenenses. Assumindo que já viveu o drama dos salários em atraso, culpa os dirigentes dos clubes pelo endividamento do futebol nacional.

Desporto Global (DG) – Depois da suspensão de 8 meses pelo controlo antidoping positivo, foi contratado pelo Belenenses, mesmo estando impedido de jogar. Qual o significado de chegar a um dos históricos do futebol Nacional?
João Meira (JM) – Antes de mais, gostava de agradecer à direcção do Clube Futebol “Os Belenenses” pela oportunidade dada, de representar um grande clube como este, de salientar também toda a confiança que demonstraram nas minhas capacidades, mesmo estando castigado. Agora parte de mim honrar e dar o retorno ao clube.

DG - Como foi para si, estar tanto tempo sem competir?
JM – Foi um grande choque. Nas primeiras semanas encarei a suspensão como a infelicidade de uma lesão, e não queria pensar muito nisso, mas com o passar do tempo era inevitável não pensar no quanto me custava ficar de fora e ver os meus colegas jogar, sem que eu pudesse dar o meu contributo.

Felizmente chegou ao fim e agora espero recuperar o tempo perdido e entrar da melhor maneira nesta nova época desportiva.

DG – Qual é o objectivo do Belenenses para a temporada que agora vai começar?
JM – O objectivo do Belenenses nesta nova época passa por entrar em campo para ganhar todos os jogos possíveis. Um clube como este só pode ter em mente um objectivo, que é regressar ao lugar que lhe pertence e merece estar.

DG – Quais as primeiras impressões do clube? Sente que o Belenenses é um gigante adormecido?
JM – Está a superar as minhas expectativas. Sem dúvida alguma que é um gigante adormecido e que vamos tentar acordá-lo. Não estamos a representar um clube qualquer mas sim um clube que já foi Campeão Nacional.

DG – Como está a ser trabalhar com Mitchell van der Gaag?
JM – Até agora tem sido muito boa esta experiência com um novo treinador. Estou a gostar muito da sua maneira de dialogar com a equipa e da maneira como trabalha, não só ele mas sim toda a estrutura técnica. É o treinador ideal para aprender até porque foi defesa central e desfrutar de uma época de sucesso.

DG – O João pode jogar como defesa central, lateral direito e trinco, qual a posição onde prefere actuar?
JM – A minha posição base é de defesa central e é onde me sinto melhor, mas posso alinhar a médio defensivo consoante as necessidades da equipa.

DG – O futebol nacional está mergulhado numa grande crise. Muitos clubes estão com problemas em pagar ordenados e em inscreverem-se nos campeonatos. Sendo o João Meira jogador profissional, como vê esta situação?
JM – A meu ver, muitos clubes vivem acima das possibilidades e por vezes não fazem os esforços mínimos, para que a sua situação financeira seja resolvida. Há também dirigentes que metem os seus interesses à frente dos interesses do clube e neste momento não é a maneira sustentável para fazer um boa gestão de uma instituição.

DG – Já viveu esta realidade dos ordenados em atraso?
JM – Sim, infelizmente, já passei por essa situação e espero nunca mais voltar a passar.

DG – Concorda com a criação das equipas “B” na Liga de Honra?
JM – Sim, concordo, porque há muitos jovens que acabam o seu percurso no futebol juvenil e são esquecidos no panorama nacional. Também vai ser favorável na qualidade de jogo nos mesmos jogos da Liga de Honra, já para não falar na subida de assistências dos espectadores nos estádios.
← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 Comentário/s:

Enviar um comentário