segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Rui Pedro Soares recebe luz verde para comprar Belenenses

Postado Por: with Sem Comentarios
Rui Pedro Soares vai ficar com 60 a 80% da SAD do Belenenses. Os sócios do clube do Restelo aprovaram a cedência da maioria do capital da SAD ao fundo de investimento do ex-administrador da PT.

Rui Pedro Soares recebeu ontem luz-verde dos sócios do Belenenses para ficar com a maioria do capital da SAD (sociedade anónima desportiva).

Na assembleia-geral extraordinária, realizada domingo, 4 de Novembro, a proposta de alienar a um grupo de investidores liderado por Rui Pedro Soares a maioria do capital da SAD foi aprovada com 197 votos a favor, 20 contra e 27 abstenções, avançou a Lusa.

A reunião durou quatro horas. Com essa votação os associados do clube do Restelo deram carta branca ao presidente António Soares para finalizar as negociações para a cedência da maioria do capital da sociedade gestora do futebol profissional à Codecity Players Investment (CPI), fundo de investimento liderado por Rui Pedro Soares.

A operacionalização desta entrada deve ficar concluída nos próximos dois meses. O fundo Codecity deverá ficar com 60 a 80% do capital da SAD. A percentagem final ficará dependente da capacidade do clube subscrever o aumento de capital, depois de numa primeira fase se efectuar uma redução de capital para cobertura de prejuízos, o que se designa por operação harmónio.

No final da assembleia-geral, o presidente do clube, António Soares, citado pela Lusa, referiu que este é um dos passos para atingir "a estabilidade financeira que não conseguimos ter nos dois últimos anos e que nos custou, entre outras coisas, a subida de divisão na última época. Era bom que não tivéssemos passado por isso, mas se estamos a passar é porque precisamos".

Rui Pedro Soares, citado pela Lusa, mostrou-se "feliz" com o desfecho da reunião, ainda que compreenda alguma tristeza dos sócios belenenses, pelo facto de aprovarem a perda da maioria de capital do clube. "O Belenenses é um dos primeiros clubes em Portugal [depois de Estoril e Beira-Mar] que não terá a maioria do capital da sua sociedade desportiva, mas muitos outros o farão a partir de agora. Esperamos corresponder às expectativas. Compreendo a tristeza dos sócios, mas foi uma inevitabilidade e espero que lembrem este dia como o dia que marcou uma viragem".

Recentemente, Rui Pedro Soares, numa entrevista ao "Público", avançou que "no imediato temos de injectar na SAD cerca de um milhão de euros para fazer face às despesas correntes e a algumas dívidas que ameaçam o futebol do clube a curtíssimo prazo".

Rui Pedro Soares, simpatizante assumido do Futebol Clube do Porto, saltou para os focos mediáticos no âmbito do caso TVI e da tentativa de compra desta estação pela Portugal Telecom, onde era administrador. Deixou de ser administrador, mas continua a ser quadro da PT. Rui Pedro Soares viu-se ainda envolvido no caso Tagusparque e no alegado pagamento a Luís Figo, via esta sociedade, para fazer campanha por José Sócrates.

AO "Público" Rui Pedro Soares referiu, ainda, que antes de entrar no Belenenses o seu fundo esteve a estudar o Portimonente e o Boavista.

Este fundo de investimento além de entrar na SAD do Belenenses tem investido nos direitos económicos de jogadores de futebol. Rui Pedro Soares explicou que a Codecity é detida em 30% por si e pelo seu irmão e 45% estão em mãos espanholas.
← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 Comentário/s:

Enviar um comentário