segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sócios do Belenenses aprovam venda de maioria de capital da SAD

Postado Por: with Sem Comentarios
Os sócios do Belenenses aprovaram ontem, em Assembleia Geral (AG) extraordinária, a proposta de alienação da maioria do capital social da SAD a um grupo de investidores liderado pelo ex-administrador da PT Rui Pedro Soares.

Após quase quatro horas de reunião, a proposta foi submetida a votação, tendo sido aprovada com 197 votos a favor, 20 contra e 27 abstenções.

Desta forma, os associados do clube do Restelo deram ''luz verde'' para que o presidente António Soares prossiga e finalize as negociações para a cedência da maioria do capital da sociedade gestora do futebol profissional à Codecity Players Investment (CPI), fundo de investimento liderado por Rui Pedro Soares.

A operação e respetivos trâmites deverão ficar concluídos nos próximos dois meses, sendo que o fundo de investimento será detentor de 60 a 80 por cento da sociedade anónima.

No final da AG, o presidente do clube, António Soares, referiu que este é um dos passos para atingir ''a estabilidade financeira''.

''Um dos objetivos é perseguir a estabilidade financeira que não conseguimos ter nos dois últimos anos e que nos custou, entre outras coisas, a subida de divisão na última época. Era bom que não tivéssemos passado por isso, mas se estamos a passar é porque precisamos'', afirmou.

António Soares explicou ainda que a percentagem concreta a ser alienada dependerá da capacidade do clube em subscrever o aumento de capital, que será efetuado através de uma operação-harmónio, mas sempre com a salvaguarda de que poderá ir ''comprando ações progressivamente, até chegar aos 40 por cento'', valor máximo legal.

Por outro lado, Rui Pedro Soares mostrou-se ''feliz'' com o desfecho da AG, ainda que compreenda alguma tristeza dos sócios belenenses, pelo facto de aprovarem a perda da maioria de capital do clube.

''O Belenenses é um dos primeiros clubes em Portugal [depois de Estoril e Beira-Mar] que não terá a maioria do capital da sua sociedade desportiva, mas muitos outros o farão a partir de agora. Esperamos corresponder às expetativas. Compreendo a tristeza dos sócios, mas foi uma inevitabilidade e espero que lembrem este dia como o dia que marcou uma viragem'', disse.

O antigo administrador da PT adiantou que a CPI vai ''investir o dinheiro que for necessário para assegurar a solvibilidade e vitalidade'' da SAD ''azul'', através de um ''gestão profissional'', sendo que ''as receitas correntes vão pagar as despesas correntes e receitas extraordinárias vão abater o passivo''.

Rui Pedro Soares acredita que o Belenenses ''tem condições para ser um dos mais fortes clubes em Portugal'', mas garante que, apesar da subida de divisão ser importante em termos desportivos, também está preparado para o contrário.

''No meu quadro de investimento, em termos financeiros, o Belenenses não subir à I Liga está dentro do nosso modelo de negócio'', concluiu.
← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 Comentário/s:

Enviar um comentário