quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Comunicado da Direção do clube

Postado Por: with Sem Comentarios
Na sequência da entrevista do Dr. António Polena ao semanário SOL, vem a Direção do Clube de Futebol "Os Belenenses" prestar os seguintes esclarecimentos:

1. A primeira de várias afirmações falsas proferidas pelo Dr. António Polena acontece logo no início da entrevista quando afirma que se demitiu do cargo de Vice-Presidente, é falso, até hoje nenhuma carta de demissão foi entregue pelo que de um ponto de vista formal o Dr. António Polena ainda é Vice-Presidente do Clube de Futebol "Os Belenenses".

2. É igualmente falso que a AG de 4 de Novembro tenha dado luz verde para a negociação e não para a venda, uma direção não precisa de mandato para negociar o que quer que seja precisa sim de mandato para vender, e precisa que esse mandato seja aprovado com maioria de dois terços como aconteceu na AG de 4 de Novembro. Só o desconhecimento dos estatutos explica que o Dr. António Polena não saiba que as únicas duas situações em que as propostas da direção necessitam de ser aprovadas por maioria qualificada são precisamente a alienação de ativos ou a perda da maioria do capital em sociedades participadas.

3. É falso que o Clube de Futebol "Os Belenenses" seja responsável pelo pagamento do Plano Extrajudicial de Conciliação (PEC) sempre que a equipa de futebol profissional disputar a II Liga, essa obrigação é apenas válida até ao momento em que estiver consumada a subida, o que significa como todos esperamos que essa obrigação termine no final da atual época desportiva (2012-2013).

4. Relativamente à questão do empréstimo do Banif, mais uma vez o Dr. António Polena revela desconhecimento ou vontade de criar casos onde eles não existem. O empréstimo do Banif foi contraído pelo clube e foi até agora sempre pago pelo clube. Refere o entrevistado que o dinheiro foi na sua maioria canalizado para a SAD, é verdade, mas tal aconteceu a titulo de pagamento da divida do clube à SAD, divida essa criada pelo incumprimento do protocolo existente entre as duas entidades e que apenas foi revogado em Julho de 2010. Revela ainda desconhecimento quando refere que os onze hectares do Complexo do Restelo são a garantia que está dada ao Banif, falso mais uma vez, a garantia detida pelo Banif é apenas o direito de superfície do terreno que serve de parque de estacionamento ao lado da bomba da Repsol.

5. No que respeita a questões financeiras são mais uma vez estranhas as afirmações do Dr. António Polena nomeadamente quando diz que o clube não tem capacidade para, ao contrário da SAD, fazer face às despesas correntes. O clube tem capacidade para fazer face às despesas correntes que aliás foram brutalmente reduzidas, a SAD na II Liga tem um défice superior a 100.000 € por mês o que a torna inviável, mesmo na I Liga com as penhoras e com a obrigatoriedade de pagar no mínimo as dividas com consequências desportivas muito dificilmente seria possível ter uma gestão equilibrada. O grande problema das duas entidades é o elevado passivo que levou à perda da maioria do capital na SAD e no clube apenas será possível de resolver com o avanço do Projeto de Requalificação do Complexo Desportivo.

6. Para finalizar o Dr. António Polena não tem que se pronunciar sobre se o Presidente é partidário ou não desta ou daquela solução, o Presidente é partidário da viabilidade das duas entidades e a partir do momento em que se tornou impossível subir de divisão na época de 2011-2012 desde logo assumiu interna e externamente que não havia alternativa à entrada de capital externo na Sociedade Anónima Desportiva.

Direção do Clube de Futebol "Os Belenenses"
← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 Comentário/s:

Enviar um comentário